É possível engravidar durante a gravidez?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A superfetação acontece quando uma mãe grávida continua a ovular e tem relações sexuais desprotegidas nesse intervalo. A segunda gravidez pode acontecer entre 1 e 4 semanas depois da primeira, mas, de qualquer forma, os bebês devem nascer ao mesmo tempo, assim como gêmeos.

1Fazer sexo no primeiro trimestre de gravidez é algo muito comum e que não oferece riscos para o bebê.

Mulheres grávidas não menstruam. Entretanto, alguns sangramentos podem acontecer. O que pode ser frustrante e confuso. Pois, a mulher que está esperando a gravidez, ver o sangramento pode ser algo devastador.

Sim, ela pode.

Observe sua secreção (muco) vaginal
Seus hormônios também alteram a textura do muco cervical, o líquido pegajoso que sai do colo do útero. À medida que seu corpo se prepara para ovular, você libera mais secreção e ela fica mais elástica e escorregadia, como claras de ovos cruas.

O que é superfetação? Uma mulher pode engravidar já estando grávida, mesmo isso sendo raro de acontecer. A superfetação acontece quando uma mãe grávida continua a ovular e tem relações sexuais desprotegidas nesse intervalo.

Corrimento branco leitoso ou claro com consistência clara de ovo é normal e saudável. O corrimento também pode mudar de cor e cheiro. Secreção com cheiro ruim, coceira, descoloração (amarelo, verde ou cinza) ou consistência espessa pode ser um sinal de infecção e você deve ligar para o seu médico.

Elástico e transparente: Esse é um dos mucos que podem aparecer e também assustar a gestante. Normalmente esse muco aparece em qualquer fase da gravidez e é bem semelhante ao muco fértil. Porém, é apenas devido ao aumento dos níveis de estrogênio no corpo. É possível ver esse muco quando fizer a higiene após o xixi.

Neste período, o sangramento na gravidez já é incomum e pode indicar descolamento da placenta, aborto espontâneo, placenta de inserção baixa, infecção do colo do útero ou um ferimento no útero causado pelo contato íntimo. Portanto, procure atendimento médico o mais rápido possível nestes casos.

O sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contraindicação do médico obstetra, e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.

Pode haver sangramento durante a relação sexual em qualquer estágio da gravidez e se acontecer é importante ir à emergência ou falar com o obstetra responsável para afastar maiores preocupações. Esses sangramentos podem ter origem na ruptura de algum vasinho na vagina ou devido ao encostar do pênis no colo do útero.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

A pseudociese costuma durar algumas semanas, mas há casos que persistem por meses ou anos. Em algumas mulheres, os sintomas desparecem após elas entrarem em “trabalho de parto”.

A gravidez silenciosa é um evento raro e ocorre quando a mulher não percebe que está grávida até o. De acordo com estudos recentes, 1 a cada 500 gestantes pode não ter sintomas de gestação até a 20ª semana (5º mês de gravidez), e 1 em cada 2500 gestantes não tem nenhum sintoma ou alteração até o nascimento.

É possível engravidar sem que exista a penetração.
"A mulher pode engravidar se a ejaculação for próxima à vagina", alertou José Bento. Segundo Paulo Gallo, os casos são raros, mas acontecem.

No mais, só há possibilidade de engravidar de gêmeos quando há o auxílio da reprodução humana assistida, com as técnicas de Coito Programado, Inseminação Artificial ou de Fertilização in Vitro (FIV).

CRIANÇA ENGRAVIDA A PARTIR DE QUAL IDADE? Em contato com a reportagem de A Gazeta, o especialista falou também sobre a possibilidade de gravidez na infância, que se dá após a primeira menstruação, chamada de menarca. Segundo Aboudib, isso varia de criança para criança e varia entre os 9, 10, 11 e 12 anos.

Isso é possível acontecer porque as estruturas do LH e do HCG hormônio exclusivo da gravidez, são muito parecidas. Digamos que são irmãos gêmeos quase idênticos, e assim, o anticorpo do teste de ovulação seria “enganado” pelo HCG.

Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.