É possível engravidar depois dos 60 anos?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O útero demora mais para envelhecer do que os ovários, o que possibilita uma gravidez após os 60 anos, com óvulos doados. Desde que as mulheres decidiram entrar no mercado de trabalho e construir uma carreira antes de formar uma família, os filhos vêm nascendo cada vez mais tarde.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Os casos de fertilidade naturais para mulheres acima de 55 anos de idade são "extremamente raros", segundo especialistas ouvidos pelo g1. O motivo é a baixa produção de óvulos nessa faixa etária e a piora na qualidade deles à medida que as mulheres envelhecem.

A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa. Além disso, embora a mulher não produza óvulos de forma natural durante a menopausa, seu útero não envelhece. Por isso, é possível gestar um bebê saudável caso um embrião seja introduzido no útero.

Naturalmente não é possível, pois os ovários já estão inativos e por isso não irão liberar o óvulo para que ele seja fecundado pelo espermatozoide. Se a mulher deseja gestar, a alternativa é recorrer a Técnicas de Reprodução Assistida, utilizando óvulos de doadoras compartilhadas.

A menopausa se caracteriza como o estágio da vida da mulher onde a menstruação deixa de acontecer e com ela a ovulação, tendo como resultado que já não é possível engravidar naturalmente.

Claudia Raia engravidou naturalmente depois de ter tentado ter o terceiro filho por meio de uma fertilização in vitro. Ela tinha poucos óvulos congelados e a tentativa não deu certo.

Segundo a médica, o Ministério da Saúde classifica mulheres acima dos 35 anos como gestantes de risco por serem mais vulneráveis a algumas complicações como hipertensão, alterações cardiovasculares, diabetes gestacional, alterações metabólicas, parto prematuro e aborto.

Confira a variação das probabilidades de gravidez de acordo com a faixa etária da mulher: até os 20 anos, essa chance é de 25% por mês; já para mulheres entre 21 e 30 anos passa para 20%; na faixa de 31 a 35 anos, a porcentagem é de 15%; para mulheres entre 36 e 39 anos, cai para 10%; entre 40 e 44 anos, 5%; e entre ...

O que aconteceu foi que a atriz passou pelo tratamento de fertilização in vitro (FIV), mas ele não deu certo. No entanto, ao parar com a terapia hormonal, a artista soube que seu organismo havia voltado a ovular. Embora a notícia fosse positiva, a atriz não acreditou que a gestação natural fosse possível.

Se já se passaram dois anos da menarca (primeira menstruação da mulher) e há ausência de menstruação, o ideal é procurar um ginecologista para investigar o que há de errado.

Uma britânica de 47 anos surpreendeu os médicos ao engravidar naturalmente sete anos após entrar na menopausa. De acordo com o jornal inglês "The Sun", a gravidez foi detectada durante a realização de exames de emergência após uma suspeita de câncer de ovário.

Nesta terça-feira (6), a atriz Viviane Araújo deu à luz ao Joaquim, seu primeiro filho com o empresário Guilherme Militão. A rainha de bateria, aos 47 anos, recorreu à ovodoação para engravidar.

Os exames exigidos costumam ser de sangue, de imagem e genéticos. Segundo a Resolução nº 1.974/11, do Conselho Federal de Medicina (CFM), é proibido que as clínicas divulguem os preços da fertilização in vitro e de outros procedimentos médicos, porém, a clínica Genics estima seu preço entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.

Especialistas explicam que chances de engravidar após os 50 são pequenas, mas prováveis. Um dos desafios da gravidez acima dos 35 anos — além dos riscos gestacionais para mãe e alterações genéticas para o bebê — são os problemas hormonais.

Vários são os métodos contraceptivos que podem ser oferecidos para a mulher que está na perimenopausa, incluindo anticoncepcionais orais combinados ou só com progesterona, ligadura tubária, dispositivo intra uterino (DIU), hormônios injetáveis, implantes, além de métodos de barreira.

A verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimülleriano) ajuda a identificar se uma mulher entrou ou está perto de entrar na menopausa. Esse teste é útil para mulheres com sintomas de perimenopausa, que também podem apresentar impactos na saúde.

Em média, ela dura entre 4 a 5 anos (3, 6).

Contraceptivos hormonais
Os contraceptivos com progestagênio associado também apresentam menor impacto metabólico. O uso de métodos combinados tem a vantagem de minimizar os sintomas da transição para a menopausa, como sangramento irregular e a perda de massa óssea.

Como saber se não estou ovulando? Na maior parte das vezes, a menstruação atrasará alguns dias e a mulher nem notará a anovulação. A ausência daquele muco mais espesso indicando o período fértil também é um sinal de que a mulher não ovulou.