É possível engravidar depois dos 46 anos?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Se você tinha dúvidas sobre quais as chances de engravidar aos 45 anos, agora não tem mais, não é verdade? A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente.

Gravidez na pré-menopausa
Ainda assim, a taxa de gravidez nessa fase é bastante baixa. A partir dos 35 anos de idade, as chances de uma mulher engravidar de forma natural é de cerca de 10%. Dos 40 em diante, essa taxa cai para 5%.

Nessa idade, o número de óvulos já está reduzido e propenso a riscos maiores para a mãe e para o bebê. Por isso algumas mulheres optam por congelar os óvulos antes dos 35 anos. No entanto, com acompanhamento médico especializado e hábitos saudáveis e específicos podem deixar este momento ainda mais especial e seguro.

Como saber se sou infértil? Cientificamente, a única forma de afirmar que um casal é fértil é se obtiver gravidez espontânea em menos de um ano de tentativas, recordando que 30% do casais inférteis são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente se todos os exames são normais.

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos.

Geralmente, no entanto, o considerado ideal é que a gestação ocorra até os 35 anos de idade. Isso é indicado porque, a partir desta faixa etária, a gravidez pode trazer riscos, como o aumento das chances de desenvolvimento de síndrome de Down, por exemplo.

Nesse tempo (que pode levar anos) a mulher começa a sentir mudanças no seu corpo, indicando a chegada da menopausa.

  1. Menstruação irregular. O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. ...
  2. Ondas de calor. ...
  3. Oscilações de humor. ...
  4. Mudanças urogenitais. ...
  5. Alterações do sono.

Segundo pesquisas, as chances de alguém engravidar após os 45 anos são baixas (menos de 1%), mas, como sabemos, bastam um óvulo e um espermatozoide para que “difícil não seja impossível”.

Só é considerada menopausa quando a mulher fica mais de 1 ano sem menstruar. Por outro lado, alguns fluxos irregulares podem ocorrer.

Importante: Mulheres com menopausa instalada não engravidam, mas em fase de inicio de menopausa, climatério sim, podem engravidar. A gestação já em estágio de climatério é possível mas deve ser cercada de cuidados. Isso porque o organismo pode não suprir o corpo com as dosagens hormonais necessárias na gravidez.

Na faixa dos 50 anos, a probabilidade de existirem óvulos capazes de serem fecundados naturalmente é quase nula. Com os avanços na área da medicina reprodutiva, pode-se viabilizar uma gestação saudável até essa idade.

Respondendo objetivamente, o coito interrompido não é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada. Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Com pelo menos 1 dia de atraso na menstruação, ou seja, cerca de 15 dias após a ovulação, é um prazo mais garantido para fazer o teste de gravidez e ter um resultado confiável.

7 sintomas da infertilidade para observar e buscar ajuda

  • Alterações menstruais.
  • Dor pélvica.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Problemas com a ovulação.
  • Alterações na pele.
  • Disfunção erétil.
  • Problemas nos testículos.

Entre as causas femininas, em 25% dos casos a infertilidade ocorre por anovulação, ou seja, a mulher não ovula regularmente. Os principais fatores dessa condição são ovários policísticos, alterações de tireoide, alterações da prolactina, uso de medicamentos e até falência ovariana precoce.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Problemas relacionados à potência sexual masculina, de modo geral, começam a aparecer a partir dos 40 anos para 40% dos homens. No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, essa queda de potência pode ser bastante drástica a partir dos 50 anos.

Na ejaculação retrógrada, a parte da bexiga que normalmente fecha durante a ejaculação (o colo da bexiga) permanece aberta, fazendo com que o sêmen vá para trás para a bexiga. Uma das causas mais comuns é a cirurgia de próstata devido ao aumento não canceroso da próstata.