É possível engravidar depois dos 42 anos?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Se tornar mãe após os 40 anos é possível sim, porém as chances são menores do que quando a mulher é mais jovem. Isso ocorre pois a reserva ovariana diminui com o avanço da idade e os óvulos estão mais propensos a desenvolver problemas, aumentando o risco de aborto e anomalias no bebê.

Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.

Para aumentar as possibilidades de gravidez após os 40 anos, existem as técnicas de reprodução assistida, sobretudo a FIV (fertilização in vitro). Caso o adiamento da gestação seja planejado, a paciente tem a opção de congelar os seus óvulos, de preferência antes dos 35.

A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Quando o assunto é tratamentos para engravidar aos 40 anos, na maior parte das vezes, a realização da Fertilização in Vitro (FIV) com biópsia embrionária e análise genética é o tratamento mais indicado, pelas melhores taxas de sucesso.

Os 6 erros mais comuns na tentativa de engravidar

  1. Aumentar a quantidade de relações sexuais. ...
  2. Fazer sexo só no período fértil. ...
  3. Apostar no uso de lubrificantes. ...
  4. Evitar o acompanhamento médico. ...
  5. Sucumbir ao estresse. ...
  6. Usar métodos caseiros.

Em paralelo, o MS aponta que a chance de uma mulher engravidar com 45 anos ou mais gira em torno de 1%. Essa porcentagem baixa está ligada ao número de óvulos que ela ainda possui. Diferente dos homens, que produzem espermatozóides durante toda a vida, a mulher nasce com uma grande quantidade de óvulos.

Gravidez na pré-menopausa
Ainda assim, a taxa de gravidez nessa fase é bastante baixa. A partir dos 35 anos de idade, as chances de uma mulher engravidar de forma natural é de cerca de 10%. Dos 40 em diante, essa taxa cai para 5%.

Um dos indutores de ovulação mais conhecidos é o clomifeno, também conhecido por Clomid®, Indux® ou Serophene® e cloridrato de metformina como coadjuvante. Outras formulações com FSH puro e FSH recombinante (Fostimon, Puregon, Gonal e Rekovele) podem ser utilizados.

Independentemente da sua idade, há algumas mudanças no estilo de vida que você pode fazer para ajudá-la a engravidar, como:

  1. deixar de fumar.
  2. reduzir o consumo de álcool.
  3. tomar ácido fólico.
  4. seguir uma dieta saudável.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Estimativas de ginecologistas obstetras apontam que a chance da mulher engravidar após os 40 anos de forma natural é muito baixa, quando comparada a uma mulher mais nova, na casa dos 20 e 30 anos.

A partir dos 19 até os 26 anos de idade, a fertilidade da mulher atinge o seu pico com as maiores chances para engravidar naturalmente, que chega a quase 30% se a relação sexual ocorrer sem proteção no período da ovulação. Entre 27 e 34 anos, a fertilidade decresce, e a possibilidade de gravidez diminui um pouco.

Os riscos de uma gravidez aos 40
Os riscos maiores são relacionados ao desenvolvimento de alguns distúrbios como diabetes gestacional e até mesmo hipertensão. Além disso, o índice de abortos espontâneos também sobe drasticamente. Outro problema recorrente é a distocia funcional.

Chá verde: Atua como estimulante do muco cervical, limpa o útero e ajuda no controle do peso, principalmente para mulheres obesas. Chá das folhas de framboesa vermelha: Suas propriedades ajudam a prevenir que a mulher tenha aborto espontâneo durante a gestação.

Chá de gengibre

1. Chá de gengibre. O gengibre é um excelente desintoxicante de todo o organismo e, por isso, também consegue atuar sobre o útero, reduzindo possíveis inflamações que possam existir e melhorando a circulação sanguínea no local.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.