É possível engravidar de um homem que fez vasectomia?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ainda que raro, é possível engravidar após vasectomia, principalmente nos 60 primeiros dias após o procedimento. Tempo em que alguns espermatozoides podem continuar vivos dentro do canal. Após esse período, pode ocorrer devido à falha técnica ou recanalização em 0,2% a 5,3% dos casos.

A vasectomia não é um método isento de falhas. Diferentes autores relacionam a ocorrência de reversão espontânea a uma incidência de 0,36 por cento a 1,8 por cento, podendo ocorrer em qualquer momento após a vasectomia, mais freqüente nos dois primeiros anos.

A falha na vasectomia pode ocorrer alguns dias depois do procedimento. Quando isso ocorre, o problema não está na intervenção cirúrgica, mas sim à permanência de alguns espermatozoides na parte do canal, que continuam com acesso ao sêmen.

Existe sim a possibilidade de você engravidar. Pode ser necessário uma revisão da vasectomia. Atenciosamente.

O melhor exame para avaliar a perviedade dos deferentes é o espermograma. Caso tenha espermatozoides no ejaculado, após a cirurgia de reversão, significa que o canal está funcional.

A vasectomia pode ser reversível até 20 anos ou mais após o procedimento inicial. Porém, quanto mais você esperar para reverter uma vasectomia, menor será a probabilidade de ter um filho após o procedimento.

Após a cirurgia esterilizadora masculina (vasectomia) podem ocorrer sintomas como se a bolsa escrotal estivesse mais pesada; ou que a bolsa escrotal estivesse com maior volume que o normal. Esses sintomas acontecem principalmente quando o período de repouso, logo após o procedimento, não é corretamente observado.

Quando se preocupar? Ter um sêmen ralo e transparente, não é sinal de problema, nem de doença e muito menos de infertilidade. Contudo, o homem precisa se preocupar com outras características, como presença de sangue no sêmen, coloração amarelada e mau cheiro, por exemplo.

Atenciosamente. Com ausência de espermatozoide (azoospermia ) a chance de engravidar sua parceira é praticamente zero!

Falha em atingir esterilidade após vasectomia ocorre em 0,2% a 5,3% dos pacientes devido à falha técnica ou recanalização. O objetivo desse trabalho é descrever um caso raro, mas importante, de paternidade comprovada cujo espermograma mostrava ausência de espermatozóides.

É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.

Enquanto o uso de preservativos e do Dispositivo Intrauterino (DIU) apresentam falhas que podem chegar até 18%, a vasectomia tem uma taxa de sucesso acima de 99%.

De acordo com os profissionais da Clínica Genics, um homem vasectomizado há cinco anos tem mais de 80% de chances de ter sucesso, ou seja, retomar a produção de espermatozoides.

E sim, a vasectomia pode ser revertida, caso surja o interesse de ser pai novamente. O número de homens que procuram pelo procedimento de reversão aumenta a cada ano. Atualmente, cerca de 5% dos homens vasectomizados procuram reverter o processo.

A vasectomia é a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco), na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino.

Embora muitos homens acreditem que quanto mais, melhor, a verdade é que ejacular de forma muito frequente pode afetar negativamente a saúde da ala masculina, levando a um desequilíbrio hormonal, redução da quantidade de esperma e, em casos graves, a disfunção erétil.

As causas psicológicas da ejaculação precoce
Pode ser que o homem esteja com a autoestima baixa sobre as questões do próprio corpo. Pode, também, estar ligado aos casos de depressão. A própria preocupação sobre não ejacular muito rápido pode, de fato, fazer com que o homem ejacule antes da hora.

60 anos de idade

O período fértil no homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides diminui. Mas, apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher.

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.