É possível engravidar com 5 anos de idade?

Perguntado por: acaetano9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Lina Medina, uma peruana nascida em 27 de Setembro de 1933, é conhecida mundialmente por ter dado a luz a um filho precocemente, com apenas cinco anos de idade. Por este fato, Lina Medina é a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina.

A especialista esclarece que uma gestação que ocorre entre 10 e 18 anos é de risco. "Quanto mais nova for, maior é o risco. Uma menina de 11 anos ainda está em fase de desenvolvimento, sem nenhum preparo físico ou mental para cultivar uma gravidez", explica a médica.

Uma britânica de 47 anos surpreendeu os médicos ao engravidar naturalmente sete anos após entrar na menopausa. De acordo com o jornal inglês "The Sun", a gravidez foi detectada durante a realização de exames de emergência após uma suspeita de câncer de ovário.

Enquanto, antigamente, dizia-se que o ideal era dos 18 aos 25 anos, hoje, do ponto de vista médico, a faixa recomendada é dos 20 aos 32 anos. Antes disso, o aparelho reprodutor não está totalmente desenvolvido e, depois, a mulher se torna menos fértil”, explica.

Lina Medina Vásquez

Em 1938, uma menina peruana de apenas 5 anos se tornou a mãe mais jovem do mundo. Quando Lina Medina Vásquez estava no quarto ou quinto mês de gravidez, seus parentes começaram a suspeitar que algo estava errado com sua saúde.

Alfie Patten, 13 anos, e Chantelle Steadman, 15, viraram pais na Inglaterra. Garoto britânico de 13 anos foi pai da pequena Maisie na última segunda. Mãe da criança, de 15, nega que tenha havido outros homens.

Já do ponto de vista da saúde, manter uma gravidez numa idade tão tenra representa um enorme risco: entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que as crianças que esperam um bebê têm maior probabilidade de morrer antes, durante e após o parto, além de serem acometidas com mais frequência por quadros ...

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Os casos de crianças ou adolescentes com 14 anos incompletos, que se encontrem grávidas, devem ser informados ao Ministério Público e Conselho Tutelar. Este é o teor de uma recomendação expedida hoje, dia 9, pela PGJ aos promotores de Justiça que atuam na área da infância e juventude no estado.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Embora mais de um terço dos casais saudáveis engravide no primeiro mês de tentativas1, também é perfeitamente natural que demore até um ano para um casal com menos de 35 anos e com boa saúde engravidar.

Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

Em uma gravidez silenciosa, o bebê fica no mesmo lugar: dentro do útero. É importante entender que, fisiologicamente, esse tipo de gestação é exatamente igual a uma gestação "normal", ou seja, na qual a mãe sabe desde o primeiro trimestre que está grávida.

Desde o momento em que a gravidez foi confirmada, Lina nunca revelou aos médicos ou familiares quem era o pai da criança. Tudo era muito confuso para a cabeça de uma criança de apenas 5 anos. Mas o seu pai, Tiburelo Medina, e os seus cinco irmãos homens se tornaram alvo das autoridades.

Aos 68 anos, ele lidera uma família de 12 mulheres, 102 filhos — o mais novo com menos de 10 anos e o mais velho com mais de 50 anos — e 578 netos. Ele se tornou uma atração em sua aldeia, Bugisa, no leste de Uganda.

Ter um segundo filho é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento não só do irmão mais velho, mas também do casal como pais. Mas, o mais importante é compreender se o momento é propício para vocês se dedicarem a este novo bebê e se a vontade de ambos é a mesma com relação a este assunto.

Uma mulher deu à luz recentemente um bebê com 59 centímetros de altura e 7,3 quilos. Angerson Santos nasceu de cesariana no Hospital Padre Colombo, em Parintins, no Amazonas. O peso dele excedeu o da recém-nascida mais pesada já registrada, que nasceu com 6,8 kg em 2016.

Lina Medina

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: Lina Medina, uma peruana nascida em 27 de Setembro de 1933, é conhecida mundialmente por ter dado a luz a um filho precocemente, com apenas cinco anos de idade. Por este fato, Lina Medina é a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina.

Apenas um homem teria batido o recorde do imperador mongol, um sultão do Marrocos, chamado de Moulay Ismael. A história aponta que ele teve cerca de 1.171 filhos de 500 mulheres em um período reprodutivo de 32 anos.

Dzhambulat Khatokhov

O lutador de sumô russo, Dzhambulat Khatokhov, ficou conhecido aos 6 anos por seu peso, que chegou a 95 kg na época. Morreu, aos 21 anos, o lutador de sumô russo de 21 anos Dzhambulat Khatokhov, conhecido por ser o “garoto mais forte do mundo”, que ficou conhecido aos 6 anos por seu peso, que chegou a 95 kg na época.