É possível engravidar aos 59 anos naturalmente?

Perguntado por: dpinho9 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Nessa idade as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas. Em alguns casos, porém, a medicina reprodutiva pode ajudar, mas ainda assim, as taxas de sucesso são baixas.

Não é possível haver gavidez após a menopausa
Após 12 meses em que ocorre a menopausa, a gravidez não é possível de acontecer de forma natural, pois os ovários estão menores e há a diminuição dos hormônios sexuais, o que impossibilita a gestação.

Hoje não existe limite máximo de idade para que uma mulher seja submetida à reprodução assistida, mas o Conselho Federal de Medicina deve atualizar a resolução que trata do assunto no país. Uma das principais propostas é a de criar um teto entre 50 e 55 anos.

Um dos sintomas que a ajudará a saber se você está ovulando é uma dor localizada no local do ovário que está funcionando. Uma espécie de cólica concentrada. AUMENTO DA TEMPERATURA CORPORAL: Durante os dias da ovulação, a temperatura do seu corpo aumentará entre 0,5 e 1 grau acima do normal.

Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor. Todos esses sintomas acontecem tanto na gestante quanto na mulher na pré-menopausa. Diante desse impasse, uma coisa é certa: conversar com seu médico é a melhor opção para descobrir o que está acontecendo.

Especialistas acreditam que os hormônios podem ter provocado o reinício do processo de ovulação, mas afirmam que as chances de uma gravidez natural após a menopausa são "infinitamente pequenas".

Engravidar depois da menopausa pode, sim, ser possível. Não que uma concepção natural sob essa condição tenha se tornado viável — o que vemos, raramente, são casos de mulheres que engravidam durante o climatério, período pré-menopausa no qual ainda há ovulação.

Alguém ainda acredita que na menopausa não se pode sentir prazer? Esse é um mito antigo e repleto de tabus, mas não se engane: a menopausa também pode render ótimas experiências sexuais! Uma das mudanças mais evidentes nessa fase da vida são as alterações hormonais.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que, entre 2010 e 2020, a quantidade de mulheres que deram à luz após os 50 anos cresceu 55%. Um exemplo de gestação tardia é o da atriz Claudia Raia.

A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa. Além disso, embora a mulher não produza óvulos de forma natural durante a menopausa, seu útero não envelhece. Por isso, é possível gestar um bebê saudável caso um embrião seja introduzido no útero.

Vários são os métodos contraceptivos que podem ser oferecidos para a mulher que está na perimenopausa, incluindo anticoncepcionais orais combinados ou só com progesterona, ligadura tubária, dispositivo intra uterino (DIU), hormônios injetáveis, implantes, além de métodos de barreira.

Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes. Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos.

Nessa faixa etária, uma gestação é perfeitamente possível, apesar de as chances de engravidar diminuírem bastante. Ainda assim, tem se tornado cada vez mais comum o adiamento dos planos de engravidar. Com os avanços da Medicina em métodos contraceptivos e fertilização in vitro, a mulher tem opções.

Daljinder Kaur, a mulher mais velha do mundo ao ter um filho, conheceu a maternidade com 72 anos de idade. Hoje, com 73 anos, a indiana tem enfrentado pressão alta e fortes dores nas juntas. Problemas que não existiam antes do nascimento de Armaan.

A menopausa – quando a menstruação realmente para de descer – acontece por volta dos 51 anos, mas a maioria das pessoas pode tê-la em qualquer idade entre 45 e 55 anos (3, 5, 7, 8).

As mulheres que estão na menopausa normalmente têm corrimento vaginal mínimo como resultado de níveis mais baixos de estrogênio. Em mulheres que estão na pré-menopausa, é normal ter cerca de meia a uma colher de chá (2 a 5 mL) de corrimento vaginal branco ou claro, espesso, semelhante a muco e principalmente inodoro.

Não. O método é baseado no cálculo da ovulação, ou seja, a mulher ovula 14 dias antes do primeiro dia de menstruação – bem no meio do ciclo – sendo que o período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem essa data.

Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva. Isso porquê o processo natural de ovulação é cessado, bem como também há uma drástica diminuição na produção dos hormônios ligados a fertilidade.

As mulheres tem adiado cada vez mais a maternidade, a gente já sabe, mas imagine engravidar depois dos 50 anos. Sim, é possível e é a prova de que nunca é tarde para realizar este sonho.

Conforme a ovulação vai se tornando rara, sua menstruação pode desaparecer por meses e depois voltar (6). Essa fase dura entre 1 e 3 anos para a maioria das pessoas, mas cada pessoa é diferente (6).