É possível engravidar aos 50 anos naturalmente?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Mas a probabilidade de uma gravidez assim ocorrer de forma espontânea é considerada remota. “Acima de 50 anos, a chance é de 0,1%, uma em cada mil mulheres”, explica Rodrigo Rosa, médico ginecologista especialista em Reprodução Humana e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

Matheus explica que as chances de gravidez natural dependem de que a mulher esteja ovulando e da qualidade deste óvulo. "Quando uma mulher entra na menopausa, os ovários chegaram a um limite com relação ao estoque de óvulos, mas não estão totalmente zerados com relação ao número de óvulos.

As chances de gravidez são baixas nesta fase, e os sintomas incluem irregularidade menstrual, osteoporose e sufocos, relacionados à queda dos hormônios sexuais femininos. A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Muitas mulheres, ao perceberem que estão começando a entrar na menopausa, logo deixam de usar métodos contraceptivos. Mas se você não deseja mais ter filhos, cuidado: é perfeitamente possível engravidar na pré-menopausa!

Segundo a médica, o Ministério da Saúde classifica mulheres acima dos 35 anos como gestantes de risco por serem mais vulneráveis a algumas complicações como hipertensão, alterações cardiovasculares, diabetes gestacional, alterações metabólicas, parto prematuro e aborto.

Mesmo com o suporte oferecido pela medicina reprodutiva, a possibilidade de engravidar após os 55 anos é pequena e os riscos bem maiores do que para as grávidas mais jovens. Nessa idade as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas.

Porém, a mulher pode sentir o calor da pré menopausa em um mês e no outro ovular normalmente”, complementa César, que palestrou sobre a contracepção no climatério. Ele defende que as mulheres maduras devem manter o uso de métodos de contracepção tradicionais como pílulas, DIU e injetáveis até a menopausa.

Como durante o climatério ainda existe o ciclo menstrual, mesmo que irregular, significa que ainda existe ovulação, por isso uma gravidez durante o climatério é totalmente possível, mesmo que seja bastante raro.

Olá! Não corre risco! Estando na menopausa não há mais ovulação e não há mais hormônios preparando seu útero para receber um ovo fecundado.

Não. Após 1 ano sem menstruação, nessa fase da vida (aos 52 anos), está menopausada. Qualquer sangramento vaginal após esse período não é considerado menstruação e deve ser investigado. Não há possibilidade de gestação espontânea.

A menopausa é quando a mulher fica exatamente 12 meses sem menstruar.

Principais alterações da menstruação no climatério
Com aproximação da menopausa, a menstruação pode vir por mais dias, mas com menos sangramento, ou então durante mais tempo e com sangramento muito abundante. Algumas mulheres também podem ter ciclos menstruais curtos, com muito ou pouco sangramento.

Sim, é normal. Mulheres entram na menopausa por volta dos 50anos, podendo ser normal cerca de 5anos antes ou depois. Assim, a média de idade gira em torno de 45-55a. Procure um endocrinologista e faça sua avaliação de rotina.

De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, a ideia não passa de um mito. “Duchas, sejam feitas com água, Coca-Cola, sabão ou qualquer outra substância não tem nenhuma eficiência como método contraceptivo”, explica Mantelli.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Desses contraceptivos, os mais indicados na hora de decidir qual anticoncepcional tomar depois dos 40 anos é o DIU ou o Implanon, visto que não possuem estrogênio como mecanismo de ação.

Uma britânica de 47 anos surpreendeu os médicos ao engravidar naturalmente sete anos após entrar na menopausa. De acordo com o jornal inglês "The Sun", a gravidez foi detectada durante a realização de exames de emergência após uma suspeita de câncer de ovário.