É possível engravidar aos 47 anos de idade?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente. Aqui, na Pro Matre Paulista, você pode contar com profissionais especialistas no cuidado da saúde da mãe e do bebê durante a gestação.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos. Quais os exames realizados para saber se a mulher ainda poderá engravidar?

Como saber se sou infértil? Cientificamente, a única forma de afirmar que um casal é fértil é se obtiver gravidez espontânea em menos de um ano de tentativas, recordando que 30% do casais inférteis são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente se todos os exames são normais.

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Gravidez na pré-menopausa
Ainda assim, a taxa de gravidez nessa fase é bastante baixa. A partir dos 35 anos de idade, as chances de uma mulher engravidar de forma natural é de cerca de 10%. Dos 40 em diante, essa taxa cai para 5%.

Se, depois de 12 meses, a pessoa não tiver mais nenhuma menstruação, aquele último dia do ciclo pode ser considerado como o momento da menopausa. Todos aqueles sinais clássicos, como calor, enjoo, ganho de peso, suor e mudanças de humor, acontecem, portanto, antes da menopausa, no período chamado de climatério.

A gestação durante a menopausa
Nem sempre a menopausa representa o fim da maternidade. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos e a evolução da medicina, uma mulher nessa fase da vida pode engravidar por meio de técnicas como a fertilização in vitro.

Há riscos também para a gestante com mais de 40 anos, principalmente porque podem ser propensas a doenças pré-existentes que desfavorecem a gestação, tais como obesidade, hipertensão arterial, doenças de tireoide, diabetes entre outras.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

Claudia Raia anuncia gravidez aos 55: por que é tão rara a gestação nessa idade?

  • Giulia Granchi.
  • Da BBC News Brasil em São Paulo.

Afinal, como fazer para engravidar depois dos 45 anos

  1. tomar ácido fólico três meses antes de começar as tentativas para engravidar;
  2. verificar a taxa de fertilidade;
  3. praticar exercícios físicos;
  4. evitar o sedentarismo.

Na faixa dos 50 anos, a probabilidade de existirem óvulos capazes de serem fecundados naturalmente é quase nula. Com os avanços na área da medicina reprodutiva, pode-se viabilizar uma gestação saudável até essa idade.

7 sintomas da infertilidade para observar e buscar ajuda

  • Alterações menstruais. As alterações menstruais são um dos principais sintomas de infertilidade em mulheres. ...
  • Dor pélvica. ...
  • Dor durante as relações sexuais. ...
  • Problemas com a ovulação. ...
  • Alterações na pele. ...
  • Disfunção erétil. ...
  • Problemas nos testículos.

Para fazer o espermograma caseiro é necessário que se colha o material da ejaculação por via de masturbação e a deposite em um recipiente com tampa. Pode-se usar o material com até 5 horas da ejaculação em condições favoráveis, sem contato direto com o ar. Este poderia danificar a qualidade do material a ser analisado.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.

Problemas relacionados à potência sexual masculina, de modo geral, começam a aparecer a partir dos 40 anos para 40% dos homens. No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, essa queda de potência pode ser bastante drástica a partir dos 50 anos.

Na análise microscópica, os valores de normalidade são: Concentração total de espermatozoides: superior a 15 milhões por ml; O número total de espermatozoides: superior a 39 milhões; Motilidade total: superior a 40%;

O motivo da suspeita é totalmente compreensível. Afinal, alguns dos sintomas da gravidez aos 45 anos — que são os mesmos em qualquer outra idade — podem se confundir com os do climatério. Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor.