É possível emagrecer só fazendo musculação?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Porém, os pesquisadores ponderam que apenas a musculação pode não ajudar na perda de peso e precisa estar aliada com uma nutrição adequada. A perda de peso observada no estudo estava ligada a um déficit calórico, ou seja, a ingestão de menos calorias do que as que eram queimadas com exercícios.

Se você quiser emagrecer e só tiver dois dias na semana para praticar exercícios, é melhor que esses dois dias sejam de musculação e, caso sobre tempo depois de um treino de 30 minutos, por exemplo, aí a pessoa pode fazer um aeróbico após para maximizar esses resultados”, define o personal.

Isso acontece por alguns motivos. Um deles é que, quando praticamos exercícios físicos, tendemos a ganhar fibras musculares mais densas. Em outras palavras, podemos dizer que os músculos pesam mais do que a gordura. Um quilo de fibra muscular ocupa um espaço muito menor no corpo do que um quilo de gordura.

Confira quais os 8 melhores exercícios para emagrecer

  1. Spinning. As aulas de spinning são feitas em cima de uma bicicleta, em diferentes intensidades. ...
  2. Musculação. ...
  3. Natação. ...
  4. Treino de Crossfit. ...
  5. Muay Thai. ...
  6. Corrida. ...
  7. Aulas de dança. ...
  8. Hidroginástica.

Mas é verdade que fazer cardio é melhor para emagrecer do que fazer treino de musculação? “O treino de cardio queima mais calorias do que treino de musculação e é melhor para perder peso”.

Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 5 kg, e essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do fato da alimentação ser realizada adequadamente e da prática de atividades físicas de forma regular.

Melhores aparelhos para perder peso

  • Bicicleta ergométrica: Este aparelho é considerado um dos mais confortáveis, isso porque traz a vantagem de ser praticado sentado, fazendo com que as costas e as articulações não sofram tantos impactos. ...
  • Aparelho elíptico: ...
  • Esteira elétrica: ...
  • Leia também.

Em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias.

Ou seja, se o seu objetivo é emagrecer, treinar três vezes ou mais na semana é muito eficiente.

Alimentos ricos em proteínas, cereais integrais e legumes, vegetais, frutas, gorduras de boa qualidade e carboidratos, de preferência os complexos como a famosa batata doce. Nessa lista você também pode incluir o consumo de chás termogênicos, como chá-verde, chá branco, gengibre e canela.

Já sabe quanto tempo por dia é o ideal para emagrecer de verdade? Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.

Em muitos casos, esses problemas estão relacionados a distúrbios hormonais, nutricionais ou, até mesmo, emocionais. Consulte um médico para procurar entender se esse é o seu caso. Se você tiver alguma questão de saúde impedindo o emagrecimento, exercícios físicos e dietas não vão funcionar mesmo!

"Estou fazendo dieta e exercícios, mas não estou emagrecendo"

  1. Avalie sua saúde. ...
  2. A sua dieta está inadequada. ...
  3. O seu exercício está inadequado. ...
  4. Você precisa ter mais constância. ...
  5. Reveja suas expectativas. ...
  6. Reavalie sua composição corporal.

Tipos de treino para emagrecer 10 kg

  1. Caminhada.
  2. Bicicleta.
  3. Danças.
  4. Natação.
  5. Pilates.
  6. Hidroginástica.

Corrida. Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias. Na prática, é possível relaxar a mente e aproveitar a natureza (caso seja feita na rua).

“Os treinos aeróbicos são ideais para queima de gordura, já que captam a gordura corporal como reserva energética do corpo, por isso são exercícios que ajudam a emagrecer. São atividades como corridas, caminhadas, bicicleta e natação”, afirma o educador físico Alexandre Augusto.

Tanto no aeróbio quanto no treino de força, o que faz a diferença no resultado é a intensidade aplicada ao exercício. “Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um treino aeróbio”, afirma a professora da Competition.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

O que emagrece mais esteira ou musculação? Os exercícios de hipertrofia muscular ajudam a emagrecer, mas não tanto quanto os exercícios aeróbicos. Contudo, a longo prazo, a musculação pode aumentar a queima de gordura, porque quanto maior for a massa muscular, mais rápido são os processos metabólicos.