É possível emagrecer só com caminhada?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

"É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí.

Um plano feito pela professora de educação física Adriana Piacsek, da assessoria esportiva TPM, mostra que é possível, sim, emagrecer 1kg por semana caminhando só meia horinha por dia! Você pode perder cerca de 1.000 calorias em uma semana alternando três dias de caminhada com dois dias do seguinte plano: 10 min.

Logo ao acordar, 30 a 40 minutos antes do exercício, aposte nos carboidratos de baixo índice glicêmico – aqueles que liberam o açúcar no sangue de forma gradativa – garantindo energia por toda a atividade. Pão integral, iogurte desnatado sem açúcar e frutas com aveia são boas opções.

A caminhada é um dos exercícios mais democráticos que existem, mas ela pode ser contraindicada em caso de lesões ortopédicas, hérnia de disco ou hipertensão. Sentir dores, tonturas ou mal-estar durante a atividade física não é normal, por isso você deve parar imediatamente e procurar auxílio médico.

Conclusão, a caminhada não é treino para emagrecer. A caminha é um método jurássico e ultrapassado de emagrecimento, pois além de não ajudar a emagrecer ela ainda aumenta a fome favorecendo o efeito sanfona. Depois dos 40 anos o seu corpo muda, o seu metabolismo se torna mais lento com o passar dos anos.

A cada dez minutos caminhando, vale posicionar os dedos na veia jugular (pescoço) ou no pulso e contar os batimentos. Se você tiver muito abaixo da FCM, aperte o passo. Como a caminhada é um exercício aeróbico, ajuda a acelerar o metabolismo e, dessa forma, queima calorias e reduz medidas.

Dicas para emagrecer com a caminhada
Controlar a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio; Aumentar a intensidade da caminhada, iniciando com 10 minutos leves e depois apressar o passo, voltando a diminuir o ritmo nos últimos 10 minutos.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido
A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.

Para perder gordura, preservando a massa muscular, o treinamento aeróbio (correr, nadar, pedalar etc.) resolve. Mas, para preservar a gordura, elevando a massa muscular, a musculação é mais eficiente. Agora, se o objetivo for reduzir a gordura e elevar a massa muscular, a combinação dos dois é o mais indicado.

Geralmente de 2 a 3 meses, dependendo do nível de condicionamento físico, o que significa que você vai queimar menos calorias fazendo a mesma caminhada todos os dias. Como corrigir: Adicione variedade à sua caminhada, pode ser simplesmente experimentando novas rotas.

Ao caminhar regularmente, as válvulas do seu coração passam a trabalhar mais — fator que estimula a circulação de hemoglobina e melhora a circulação de oxigênio no corpo. Dessa forma, você tem menos chances de sofrer com doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio.

5 Conselhos para recuperar depois da caminhada

  1. Hidratar corretamente. A maior parte das vezes não nos hidratamos o suficiente antes ou durante uma sessão de Caminhada. ...
  2. Fazer alongamentos. ...
  3. Comer corretamente. ...
  4. Dormir e descansar. ...
  5. Relaxar a tensão.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino. De acordo com o nutricionista Roni, a banana é uma das mais indicadas nesse caso.

No fim do dia de caminhada, é importante ingerir bastante água e líquidos ricos em carboidratos para ajudar na reidratação, como sucos e vitaminas. Logo após o fim do esforço físico, deve-se consumir uma barra de cereal proteica ou um suplemento de proteína para iniciar o processo de recuperação muscular.