É possível emagrecer durante a gestação?

Perguntado por: tevangelista . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Durante o primeiro trimestre da gestação, pode haver casos em que as gestantes percam peso, pois é uma fase em que estão com frequentes náuseas e vômitos, características relacionadas aos elevados níveis hormonais próprios da gravidez.

A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2,0 kg. A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana.

Uma vez que a mulher já engravidou e ela está obesa, essa situação não irá se modificar durante a gestação. O vamos fazer é um controle rígido do ganho de peso, uma bela orientação de dieta, orientação para atividade física quando possível.

Em geral, a perda de peso — que costuma corresponder, nos níveis mais extremos, a 10% do peso pré-gravidez — cessa ao fim dos primeiros três meses. "A assistência pré-natal é fundamental para o cuidado da saúde materna e fetal.

Com relação a quanto engordar por mês na gestação, normalmente a mulher ganha, em média, entre 1 kg e 2 kg por mês ao longo da gestação. Nos primeiros três meses, o ritmo costuma ser um pouco mais lento em boa parte das gestações, com aumento de peso sutil que pode não chegar a 1 kg por mês.

O consumo de todas as frutas não só é permitido, mas também recomendado como parte de uma alimentação balanceada.

Dieta para grávidas: 5 alimentos necessários

  1. Carne magra. As proteínas magras ajudam a produzir uma sensação de saciedade no organismo e ainda são passadas em quantidades suficientes para os bebês. ...
  2. Vegetais de cor verde-escuro. ...
  3. Leite e seus derivados. ...
  4. Feijão, fígado e castanhas. ...
  5. Pães e arroz.

Semanas mais intensas de enjoo
Normalmente, mulheres grávidas de gêmeos costumam ter mais enjoos, pois apresentam índices maiores do HCG. Os enjoos logo no início da gravidez são, sim, sintomas comuns e normais.

O quadro clínico durante a gravidez é chamado pelos médicos de “edema fisiológico”. É comum que o rosto e as mãos também fiquem inchados. O acúmulo de líquidos ocorre porque, durante a gestação, as glândulas suprarrenais produzem mais hormônios. Por isso, o organismo muitas vezes retém mais líquidos.

A órtese abdominal para gestante ajuda a sustentar o peso da barriga, reduzindo a pressão sobre a pelve e a coluna, aliviando as tensões nos músculos e as dores nas costas e abdômen”, complementa Caroline. Para as dores nas costas, o uso de bolsas térmicas para aplicação de calor também podem ajudar.

As gestantes obesas não necessitam ganhar peso no primeiro trimestre. Já no segundo e terceiro trimestres, as gestantes com sobrepeso e obesas devem ganhar até 0,3 kg por semana e 0,2 kg por semana, respectivamente.

Também é mais comum a gravidez silenciosa em mulheres obesas. Nestes casos o aumento da barriga pode não ser tão evidente pois o acúmulo de gordura no abdômen pode “disfarçar” o aumento do útero até o momento do parto.

Hidratação:

  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Placenta: De 1 a 1,5 kg. Líquido amniótico: De 1 a 1,5 kg. Tecido mamário: De 1 a 1,5 kg.

Embora tenha perdido 4,5 kg até ao final do segundo trimestre, provavelmente não precisa de se preocupar com este facto, desde que se alimente com uma dieta nutritiva e ganhe 2,5 kg por mês até ao parto, conforme lhe recomendou o seu médico.