É possível dormir escutando música?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Como você pode perceber até aqui, não existe nenhum problema em dormir escutando música, desde que o ritmo seja tranquilo. Contudo, uma das principais recomendações é tomar cuidado com o volume em que se escuta o som.

As músicas que grudam na cabeça são, na maioria das vezes, inofensivas. "Fazem parte de um cérebro saudável", disse o Dr. David. Mas em casos raros, indicam algumas doenças.

Além de postergar a hora de dormir, o uso do celular à noite pode contribuir com o prolongamento da insônia, pois certamente ele será um dos primeiros dispositivos a serem consultados quando se perde o sono.

De acordo com Viviane Ribeiro, usar fones de ouvido em volumes elevados e por períodos prolongados pode causar danos à audição. Isso ocorre devido à exposição excessiva ao som, o que pode levar à perda auditiva temporária ou mesmo permanente.

O ruído rosa une frequências altas e baixas e possui menor amplitude, tornando-o mais agradável aos ouvidos, se comparado com o branco. Já o marrom é bem discreto, sendo muitas vezes considerado o mais relaxante entre os três, apesar de não ser suficiente para inibir o barulho externo.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr.

Melhora a circulação sanguínea
Dormir para o lado esquerdo ajuda a diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea durante a noite, devido ao fato de a gravidade ajudar o fluxo por meio da artéria aorta. Isso também ocorre pelo motivo de grande parte do coração estar localizada na área esquerda do corpo.

Quando escutamos aquela música inesquecível no rádio, muitos encontros de neurônios se reforçam e a gente memoriza a sequência de sons. A partir desse instante, acontece um efeito conhecido entre os cientistas como "reverberação de memória", que é como se o cérebro repassasse inúmeras vezes a mesma música.

Músicas presas dentro da cabeça não caracterizam alucinações, podem ser características de pensamentos obsessivos, que sim, podem ser amenizados com acompanhamento psicológico e, se necessário, psiquiátrico.

O jejum intermitente é uma estratégia para emagrecimento em que a ideia é não ingerir alimentos por mais de oito horas. Desse modo, ficar sem jantar poderia ser parte desse protocolo: como o corpo fica sem a energia vinda das refeições, ele se autorregula e acaba queimando mais gordura para manter seu funcionamento.

Banana

- Banana: Muita gente já andou se perguntando o que comer antes de dormir, mas pouca gente lembra-se da banana. A fruta pode ser consumida de maneira rápida e é rica em magnésio e triptofano, que agem como relaxantes musculares e induzem o corpo ao sono.

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.

Superaquecimento. Um dos maiores problemas de dormir com o celular embaixo do travesseiro, do cobertor ou até mesmo na mesa de cabeceira é o superaquecimento do aparelho. Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos.

O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.

Por isso, é indicado que, ao se preparar para dormir, o usuário mantenha o celular a pelo menos 15 passos de distância. A atitude vai dificultar a consulta ao aparelho.