É possível dormir e não sonhar?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Por outro lado, há certas condições médicas que afetam a capacidade de sonhar, como pessoas com danos na parte do cérebro que controla o sono REM. Além disso, certos medicamentos, como alguns antidepressivos, podem apresentar uma diminuição em sua capacidade de sonhar ou lembrar de seus sonhos.

Com base nos resultados observados, os pesquisadores concluíram que o cérebro de uma pessoa que se lembra de seus sonhos com maior frequência exibe padrões de ondas cerebrais maiores, como se essas pessoas se mantivessem muito mais atentas e atraídas pelo ambiente externo.

Durante uma noite de sono, o cérebro passa por diferentes estágios. Quando estamos sonhando, por exemplo, ele fica plenamente ativo. E, ao contrário do que muita gente pensa, nós sonhamos todas as noites – cerca de 90 minutos por noite, para ser mais preciso. A questão é que nem sempre nos lembramos dos nossos sonhos.

“A ideia de que dormir e não sonhar é um estado inconsciente, não é verdade, já que não há evidência que realmente sustentem esta ideia”, explicou Evan Thompson, pesquisador da Universidade de Columbia Britânica, no Canadá, à revista Live Science.

O que fazer quando não se tem metas e objetivos?

  1. Analise a sua rotina.
  2. Não se desespere.
  3. Descubra o que você não quer.
  4. Tenha momentos de reflexão.
  5. Compare-se apenas consigo mesmo, nunca com os outros.
  6. Acalme-se.

De modo geral, não há um "prazo" ou "data" para a interpretação de um sonho, seja ele premonitório ou não. O mais importante é observar os fatos do seu dia-a-dia com atenção, pois é muito comum o fato concretizado passar desapercebido.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Sonhar faz bem não somente para consolidar a nossa memória, mas para mostrar sinais de bem-estar, saúde e autoconhecimento.

A psicóloga explica que o "eu" da pessoa com depressão está desinvestida de esperança, de vontade de viver, de sonhar, de desejar. O depressivo para de desejar, não tem mais desejo pela vida, pelas suas atividades. "Então ele vai ter um esvaziamento do eu.

Por que não consigo lembrar dos sonhos? Alguns sonhos passam sensações bem gostosas, mas às vezes não conseguimos lembrar do seu conteúdo. E por mais que a gente puxe na memória, ele não vem. É que enquanto dormimos, os processos que nos permitem criar memórias de longo prazo permanecem dormentes.

sono REM

Já o sono REM, é considerado um estágio mais profundo de adormecimento, caracterizado pela paralisia temporária dos músculos do corpo, que possibilita um relaxamento completo, e dos movimentos oculares rápidos.

Em um sonho lúcido é possível perceber que se está sonhando enquanto o sonho ainda está acontecendo, o que torna possível que o sonhador tenha experiências sensoriais mais vívidas do que costuma ter em sonhos comuns, não lúcidos.

Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Sonhar com pessoas desconhecidas em um lugar desconhecido
Provavelmente, mudanças estão por vir na sua vida. Se você se sentiu feliz durante o sonho é sinal que está pronto para viver essa nova fase. No entanto, se tiver se sentido desconfortável, pense duas vezes antes de deixar para trás o que está acostumado.

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito.

A razão mais óbvia para sonhar com uma pessoa é quando vamos para a cama pensando nela ou quando passamos uma boa parte do dia fazendo isso. Nesse caso, é compreensível que essa pessoa deslize para o nosso subconsciente e como resultado, para os nossos sonhos.

O que pode estar na origem do sonhar muito? “Podem ser problemas psicológicos, como stress pós-traumático, ansiedade, depressão, mas também problemas orgânicos, como o excesso de fase REM (Rapid Eyes Mouvement), fase do sono em que se sonha mais.