É possível dormir e não acordar?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

A paralisia do sono é uma impossibilidade temporária de se mexer ou falar na transição entre o sono e a vigília. Trata-se de um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas.

angústia, pânico, medo e ansiedade; experiências sensoriais como ver ou sentir terceiros que não estão no ambiente, se sentir flutuando, ver o próprio corpo “de fora”, ouvir vozes e sons; falta de ar; sensação de estar se afogando.

A paralisia do sono é uma impossibilidade temporária de se mexer ou falar na transição entre o sono e a vigília. Trata-se de um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas.

Você já sentiu a estranha sensação de acordar e não conseguir se mexer? A paralisia do sono, na verdade, é um transtorno que consiste na impossibilidade da pessoa se mover ou falar no momento em que passa do sono para a vigília. Trata-se de um fato bastante comum que gera uma sensação angustiante para quem a possui.

Sim, a alma pode deixar o corpo momentaneamente e voltar depois. Há uma série de questões de “O Livro dos Espíritos” que tratam dessa questão. Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar.

Durante as oito horas em que dormimos, a alma se desprende do corpo físico e experimenta atividades muito semelhantes àquelas que viveu durante o dia.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

O aumento da disposição é uma das vantagens de acordar cedo, desde que você durma cedo e tenha de 7 a 8 horas de descanso por noite. Dessa forma, você garante que o seu corpo complete o tempo necessário para o ciclo correto de repouso, fazendo com que seu organismo fique mais saudável e disposto para o próximo dia.

Caso a pessoa tenha o hábito de dormir às 21 horas e está acordando por volta de 4 da manhã, provavelmente a explicação não é de um problema e sim porque o corpo está obtendo a quantidade necessária de sono por dia.

Idealmente, o objetivo deve ser passar por 5 a 6 ciclos de sono completos, por isso, para acordar às 4 da manhã, deve ir para a cama às 19 horas ou às 20h30.

Pouco menos de 8% da população sofre de paralisia do sono, um distúrbio que ocorre pouco antes de dormir ou logo após o despertar, caracterizado por uma total imobilidade do corpo, exceto dos olhos, e que pode ser acompanhado por episódios de alucinação.

Por ser uma experiência assustadora, a paralisia do sono pode ser traumática, levando o indivíduo a entrar em estado persistente de ansiedade e medo de dormir. Com isso, passa a sofrer com insônia, cansaço, falta de concentração e memória, desmotivação e sonolência diurna.

As causas dos pesadelos
Ansiedade. Privação de sono. Transtornos de saúde mental (como transtorno de estresse pós-traumático, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia) Uso de determinados medicamentos ou mesmo a retirada desses remédios.

Entretanto, essa prática faz mal à coluna. De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, do Ráquis Instituto da Coluna, ficar deitado durante um longo período pode prejudicar a estabilidade da coluna vertebral, o que aumenta o risco de lesões.

O livro sagrado também fala sobre pesadelos. “Eu tive um pesadelo terrível” disse Nabucodonosor “e não consigo me lembrar dele. Contem-me o meu sonho porque eu tenho medo de que alguma coisa muito ruim me aconteça”. (Daniel 2,3).

Algumas pessoas passam o dia todo dormindo e, ainda assim, continuam sonolentas. Sentem-se cansadas constantemente e não conseguem ficar sem bocejar durante o dia, numa luta contra a exaustão. Caso você tenha se identificado com a situação, é possível que esteja com um distúrbio raro, chamado de hipersonia.