É possível dormir e estar acordado?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram que algumas células nervosas podem “desligar” repentinamente caso o cérebro não tenha descansado direito, por mais que a pessoa não se sinta fisicamente cansada.

Como fazer o teste

  1. Se você dormir antes de cinco minutos depois de fechar os olhos, isso quer dizer que você tem um sério déficit de sono.
  2. Se ocorrer em dez minutos, é um sinal de "certa falta de sono".
  3. Se ficar acordado por ao menos 15 minutos, significa estar dormindo o suficiente.

Você pode estar conseguindo dormir rápido até por cansaço físico, mas acordar várias vezes durante a noite pode significar níveis elevados de estresse ou que o sono não está tão tranquilo quanto deveria, ou seja, sua mente continua funcionando.

Catatrenia é uma parassonia caracterizada por gemidos emitidos durante a expiração nos estágios REM de sono profundo. Também pode ser sons de cantarolar. Os ruídos podem ser muito altos se tornando disruptiva para o acompanhante de cama.

A paralisia do sono não é um risco para a saúde física, mas o susto que um episódio gera pode ser gatilho para uma crise de ansiedade, por exemplo. O fenômeno também atrapalha a qualidade do sono, o que acaba gerando como possível consequência o risco de um novo episódio.

Especialista do sono afirma que é sempre melhor dormir apenas uma ou duas horas do que fazer uma direta. Fazer diretas deve ser evitado. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), os adultos precisam de mais de 7 horas de sono por noite, e os miúdos de 6 a 12 anos precisam de 9 a 12 horas de sono.

Quando a luz é cessada, os níveis de melatonina aumentam, desacelerando o organismo. A partir daí, começamos a sentir vontade de dormir. Quando alguém ignora esses efeitos e passa 24 horas acordado, o organismo entra em desequilíbrio. Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações.

O grão de bico e o leite são fontes de triptofano, um aminoácido que pode ajudar a melhorar o sono. O triptofano é convertido em melatonina no cérebro, assim como em serotonina, um neurotransmissor que ajuda a promover o sono e o relaxamento.

Dormir menos do que o corpo precisa pode trazer problemas de saúde a longo prazo. Embora aparentemente “inofensivo”, quando a privação do sono deixa de ser eventual e passa a se tornar rotina, surge então a chamada síndrome do sono insuficiente.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

O ciclo do sono é dividido em dois grandes grupos, cada qual com sua especificidade fisiológica. São eles o sono NREM (movimento não rápido dos olhos, traduzido do inglês) e o REM (movimento rápido dos olhos). Como o ciclo completo dura cerca de 90 ou 100 minutos, ele é repetido de quatro a seis vezes por noite.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

Dormir de madrugada é um problema? De acordo com algumas pesquisas, dormir de madrugada pode ser um problema sim. Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Segundo especialistas, isso pode ser um indicador de problemas de saúde, como estresse e insônia. “Dormir durante o dia é um indicador precoce de problemas de saúde subjacentes”, alertou Yue Leng, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, à revista Time Health.

O tempo de sono da fase N1 (superficial) é relativamente curto. A maior parte do tempo está no sono da fase N2. O sono profundo (fase N3) ocorre principalmente durante a primeira metade da noite. No decorrer da noite é gasto mais tempo no sono REM.

Isso acontece porque nosso corpo fica totalmente relaxado e paralisado durante o sono, então os nervos não recebem os sinais de dor com a mesma facilidade que recebem quando estamos acordados – é por esse mesmo motivo que não escutamos, enxergamos, sentimos cheiros e temos uma boa percepção tátil também.