É possível dormir acordado?

Perguntado por: enogueira2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram que algumas células nervosas podem “desligar” repentinamente caso o cérebro não tenha descansado direito, por mais que a pessoa não se sinta fisicamente cansada.

Se já deu por si a ficar acordado até de madrugada e tendo de sair para trabalhar dentro de poucas horas, o melhor é sempre dormir — quem o diz é Susana Varela, médica especialista do sono.

A especialista explica que a inversão no horário do sono pode ser prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. “Se a mudança dos horários é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário, mesmo nos dias de folga”, explica Renata.

Virar a noite costuma deixar as pessoas mal humoradas e irritadiças, isso todo mundo sabe. Acontece que quando uma pessoa fica sem dormir, ela também pode entrar em um estado de euforia que leva à perda da capacidade de tomar decisões e a comportamentos abusivos e viciantes.

A insônia fatal é uma doença causada por príons rara, que interfere no sono e leva à deterioração da função mental e perda de coordenação. A morte ocorre em alguns meses ou até alguns anos. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças causadas por príons. leia mais ).

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Dormir pouco pode favorecer o ganho de peso, devido ao impacto que o sono de má qualidade tem no apetite e no gasto energético, podendo levar ao ganho de peso. Isso porque dormir pouco está associado a alterações nos hormônios que controlam a fome.

Os efeitos negativos da privação do sono estão relacionados a diversas doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e demência. As consequências diárias de passar consecutivas noites sem dormir, no entanto, ainda não foram alvo de muitos estudos.

1 alerta, animado, atento, ativo, desadormecido, despertado, desperto, espertado, vigilante, vivo. Que se pôs de acordo: 2 ajustado, afinado, combinado, acomodado, pactuado, concertado, conciliado, concordado, congraçado, harmonizado, reconciliado.

A privação de sono crônica pode aumentar os riscos de você ter uma hipertensão, AVC, diabetes, depressão ou mesmo engordar.

O grão de bico e o leite são fontes de triptofano, um aminoácido que pode ajudar a melhorar o sono. O triptofano é convertido em melatonina no cérebro, assim como em serotonina, um neurotransmissor que ajuda a promover o sono e o relaxamento.

Sabemos que boa parte da terapia cognitivo-comportamental para a insônia (TCC-i) está orientada em monitorar seu tempo na cama, seu tempo acordado e seu tempo dormindo. Mas um estudo científico mostra que ficar olhando para o relógio não ajuda a estimar melhor seus números, na verdade piora.

Você pode estar conseguindo dormir rápido até por cansaço físico, mas acordar várias vezes durante a noite pode significar níveis elevados de estresse ou que o sono não está tão tranquilo quanto deveria, ou seja, sua mente continua funcionando.

Tirar um "cochilo" à tarde, não é só prazeroso, como também traz diversos benefícios para nossa vida! Uma boa soneca faz o corpo relaxar, recuperar o ânimo e disposição, nos deixa mais criativos e produtivos, reforça o sistema imunológico e ainda pode reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim.