É possível dormir 2 horas por dia?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O sono polifásico é um padrão de sono alternativo em que o tempo de sono é dividido em vários cochilos de cerca de 20 minutos ao longo do dia, reduzindo o tempo de descanso para 2 horas por dia, sem causar danos para a saúde.

7-9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Noites mal dormidas geram uma grande quantidade de problemas no nosso corpo. Os danos percebidos imediatamente após uma noite de sono inadequado são: dificuldade de concentração, indisposição, diminuição da produtividade e criatividade, redução da capacidade de memória e instabilidade emocional.

Dormir pouco também pode ser prejudicial
Um estudo publicado pelo Journal of American College of Cardiology mostrou que dormir menos de seis horas pode levar a diversos problemas de saúde como doença vascular crônica e progressiva.

Esse número entre os que dormem menos de 6 horas, é de 12%. Ou seja, o risco de morte aumenta para quem dorme a mais, comparado com que dorme a menos. Dormir mais que 9, 10 horas, todos os dias, também está associado a doenças do coração, diabetes e demências.

Ellon Musk, diretor-executivo (CEO) da Tesla (TSLA34) e homem mais rico do mundo, afirmou em entrevista no último episódio do podcast “The Joe Rogan Experience” que dorme cerca de seis horas por dia e que já tentou dormir menos que isso, mas que viu sua produtividade caindo.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

- 6 a 13 anos: 9 a 11 horas (sendo aceitável ente 7 a 12 horas); - 14 a 17 anos: 8 a 10 horas (sendo aceitável entre 7 e 11 horas); - 18 a 25 anos: 7 a 9 horas (sendo aceitável entre 6 e 11 horas); - 26 a 64 anos: 7 a 9 horas (sendo aceitável entre 6 e 10 horas);

O Melhor Horário para Dormir
Idealmente, devemos tentar ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Esse padrão está mais alinhado com as nossas tendências biológicas de adaptação ao ritmo do sol. Você pode perceber que naturalmente fica com mais sono após o anoitecer.

O primeiro passo é optar entre noites de sono de 7 a 9 horas com horários para dormir e acordar que funcionem para a sua rotina. Se você estuda à noite, e chega em casa às 23h, é irreal querer acordar bem às 06h.

Como resultado, noites mal dormidas têm se tornado constância em inúmeros lares. Mas saiba que passar madrugadas em claro ou dormir o chamado “sono picado” gera muito mais do que indisposição e cansaço no dia seguinte.

Comer uma dieta bem balanceada, praticar exercícios regularmente, permanecer mentalmente ativo e manter a pressão arterial e os níveis de colesterol sob controle também melhoram o sono. Você também pode resolver quaisquer problemas de sono treinando seu cérebro para dormir melhor.

Está nos genes. Algumas pessoas são geneticamente projetadas para naturalmente dormir pouco. Isso significa que, mesmo com apenas 4 a 6 horas de sono por noite, acordam revigoradas. "Essas pessoas funcionam com muito menos horas de sono e fazem isso com alto desempenho.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

Outra pesquisa mostrou que adultos que não dormem o suficiente – cerca de sete a nove horas por noite – têm uma chance maior de desenvolver doenças crônicas que também incluem obesidade e pressão alta, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. .

Fazer alguns ajustes no estilo de vida e desenvolver uma rotina pode melhorar a qualidade do sono, como:

  1. Evitar cafeína e álcool antes de dormir.
  2. Desligar todas as luzes ou sons ao redor.
  3. Evitar atividades estimulantes antes de dormir.
  4. Manter o quarto em uma temperatura confortável.

Os resultados revelaram que o aumento do risco de mortalidade entre aqueles que são claramente noturnos parece ser explicado principalmente por um maior consumo de tabaco e álcool em comparação com as pessoas consideradas matutinas.

Primeiro, a pior posição para dormir: dormir de costas, principalmente se você tem apneia do sono. “Eu sei que muitas pessoas acham confortável porque não estão colocando peso em suas articulações”, diz a Dra. Krahn, médica do sono da Mayo Clinic em Phoenix e Scottsdale, Arizona.

Portanto, sem dormir, o instituto alerta que a pessoa pode não formar ou manter os caminhos no cérebro que lhe permitem aprender e criar novas memórias. Fora isso, também fica mais difícil se concentrar e responder rapidamente às diferentes situações do dia a dia.

A la semana, Musk le dedica unas 42 horas a su empresa más grande, Tesla, mientras que a SpaceX le deja 40. Para Elon Musk, a fórmula mágica parte de 80 horas semanais, podendo chegar a até 100.