É possível dilatar e não sentir dor?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

A “dor” da dilatação é semelhante a uma pressão na vagina. Também é possível sentir dores e incômodos nas costas e pontadas dentro da região íntima3. É muito comum relatos de mulheres que não sentiram absolutamente nada, e que ao chegar na maternidade tiveram diagnóstico de dilatação bastante avançada.

Colo do útero
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. — Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra – ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 – 4 cm de dilatação.

Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros. E quando couber apenas 1 dedo terá dilatação total.

Parto induzido tem menos chance de ser bem-sucedido se o colo do útero estiver completamente fechado e se a cabeça do bebê não estiver devidamente encaixada na pélvis.

Além disso, as contrações de treinamento, apesar do incômodas, não causam dor e a mulher não tem dilatação. Para realizar o parto, o aviso do corpo inclui dores que variam entre moderadas e fortes.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas.

Ocorre a perda do tampão mucoso – uma substância que parece um “catarro” e veda a cavidade uterina acaba saindo quando o colo começa a dilatar. O tampão mucoso geralmente é perdido alguns dias ou semanas antes do trabalho de parto. A bolsa rompe – você irá perder um volume considerável de líquido amniótico pela vagina.

A mulher pode ter cerca de 1, 2 cm de dilatação tranquilamente sem risco de parto iminente por algumas semanas, às vezes até o final da 41ª semana de gestação.

Dicas para acelerar o trabalho de parto
Fazer exercícios físicos como caminhadas leves, ajuda na circulação sanguínea e também na preparação para o corpo, colaborando para o encaixe do bebê, aumento da dilatação, e também para afinar o colo do útero.

Tem como fazer o exame de toque em casa pra saber se está dilatando? Auto exame de toque A melhor maneira de fazer o autoexame é na DPP ou próximo. A gestante sentada no vaso com um pé no chão e o outro em cima do assento, introduz dois dedos na vagina e faz um movimento em direção ao ânus.

Sinais de aproximação do trabalho de parto
saída de sangue ou tampão mucoso pela vagina; contrações uterinas dolorosas e frequentes; alterações no colo do útero (dilatação); rotura da bolsa das águas.

“Não há alimento cientificamente comprovado que ajude a induzir o parto. Há crenças populares, mas nenhum, de fato, foi comprovado. Fala-se sobre gengibre e canela, que são alimentos estimulantes e, teoricamente, deixam o útero mais sensível.

Não esqueça de anotar o horário do início e do fim da contração, para calcular a duração e intervalo das contrações. Se neste período de uma hora você registrar duas, três ou mais contrações a cada 10 minutos, com duração de 40 segundos ou mais, é hora de ir para a maternidade.

Atividades que Ajudam o Trabalho de Parto
Manter relações sexuais regularmente no final gestacional também é outro método eficaz, já que a o contato intimo produz ocitocina e estimula o útero, auxiliando inclusive a amolecer o colo uterino.

“Na medida em que o momento do parto se aproxima, ele se dilata e se abre para permitir a saída do bebê”, completa. A abertura do colo do útero pode ser percebida em exame clínico ginecológico. No entanto, a detecção da gravidez deve ser realizada por meio de exame de sangue ou de urina.

Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer. Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

Você vai sentir que a barriga fica bem dura e também uma dor semelhante à das cólicas menstruais, nas costas, na altura do sacro, vindo em direção ao abdômen. Essa dor começa fraca, intensifica-se no pico da contração e depois some, como uma onda.

Como fazer a bolsa estourar mais rápido?

  1. Movimente-se. A atividade física pode fazer a bolsa estourar mais rápido. ...
  2. Faça massagens. Uma massagem na barriga ou na região lombar pode aliviar a dor e estimular as contrações.
  3. Use uma bola de parto. ...
  4. Tenha uma alimentação saudável. ...
  5. Hidrate-se. ...
  6. Busque relaxar.

A nutricionista afirma que “as tâmaras ajudam no amadurecimento do colo do útero reduzindo a duração do trabalho de parto e fazendo com que a gestante não tenha tanta necessidade de ocitocina e prostaglandinas”.

Pode dilatar alguns vasos musculares, mas a maior parte contrai.