É possível detectar DST em exame de urina?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os exames de urina auxiliam a identificar as possíveis ISTs, como a clamídia e a gonorreia. Normalmente não são necessários exames de sangue, mas também podem ser realizados para eliminar outras possibilidades.

Contudo, o hemograma não detecta gravidez, drogas ou doenças como diabetes, DST e HIV.

Quais doenças podem ser detectadas no exame de urina? São detectadas doenças do próprio aparelho urinário, como infecções e insuficiência renal. Também é possível identificar doenças sistêmicas: Diabetes, Hipertensão Arterial, lúpus eritematoso sistêmico e entre outras.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

Alguns dos sinais típicos de uma infecção urinária, como dor ao urinar, vontade frequente de fazer xixi e alteração na cor ou cheiro da urina também podem surgir em caso de ISTs, as infecções sexualmente transmissíveis.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia. Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.

ONDE FAZER – Os testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C podem ser feitos, gratuitamente, em todas as unidades básicas de saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Sífilis. A sífilis é uma infecção bacteriana que pode causar sérios danos ao corpo ao longo do tempo. Ela pode ser detectada com um exame de sangue quando não há sintomas, servindo para detectar anticorpos tão cedo quanto nove dias após a exposição.

Entre os principais sintomas estão:

  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Corrimento amarelado ou algumas vezes com sangue;
  • Sangramento;
  • Dor durante o sexo;
  • Sangramento;
  • Infecções que ocorrem na garganta, olho ou ânus podem apresentar sintomas nessas partes do corpo.

As amostras para este teste podem ser coletadas de duas formas: por meio do exame de urina de primeiro jato ou por meio de raspagem endocervical ou vaginal, realizada pelo ginecologista. O prazo médio para a liberação dos resultados é de 10 dias.

A presença de leucócitos aumentados no exame de urina é um indicador de infecção urinária, porém não é um achado específico desta doença. O número de leucócitos no exame também não é um indicador de gravidade. Dessa forma, uma quantidade maior de leucócitos na urina não significa que a situação se agravou.

Porém, o médico pode solicitar uma análise de material da região afetada, ou de sangue e urina, para confirmar o diagnóstico e ter certeza de que o fungo não se espalhou para outras áreas do corpo.

Azitromicina em dose única é o antibiótico mais prescrito contra a clamídia. Uma alternativa é usar Doxiciclina 100 mg 2 vezes por dias por 7 dias. Portanto, o esquema clássico para o tratamento de uretrites com corrimento é Ceftriaxona + Azitromicina em dose única.

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

Cerca de 90% das mulheres e 74% dos homens que têm a doença não sentem nada, nenhum sintoma, logo, não sabem que estão infectados.

Na maioria dos casos, um hemograma faz parte dos exames de rotina. Mas, algumas vezes, pode ser solicitado para investigar a causa de sintomas como fraqueza; cansaço; sangramento do nariz, gengivas ou pele; anemia; infecções; doenças do sangue e manchas roxas em grande quantidade.

O que é VDRL ? VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.

O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

QUAL EXAME DE SANGUE DETECTA INFECÇÃO? Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, hemocultura (cultura de sangue), marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias, dosagem de anticorpos, etc.

Teste de DSTs - R$178,00 - Labi Exames.