É possível detectar drogas no hemograma?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Contudo, o hemograma não detecta gravidez, drogas ou doenças como diabetes, DST e HIV. O hemograma avalia os três grupos de células sanguíneas: hemácias, leucócitos e plaquetas.

O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Em resumo, o famosíssimo exame de sangue avalia a quantidade e as qualidade dos três principais grupos de células do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o corpo), os leucócitos (glóbulos brancos, que atuam no sistema imune) e as plaquetas (que modulam a coagulação).

O que corta o efeito da cocaína? Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.

Dessa maneira, as drogas pesquisadas que reprovam no exame toxicológico são:

  • Cocaína , Crack.
  • Maconha, Anfetamina e suas derivações.
  • Ecstasy, Rebite (também conhecido como Nobésio ou Bolinha)
  • Heroína, Morfina.
  • Entre outros.

Infecções bacterianas, fúngicas ou virais; Inflamações; Neoplasias sanguíneas; Alterações nas plaquetas – aumento (plaquetose) ou diminuição (plaquetopenia)

Ao entrarmos no mundo microscópico das células do sangue, além de diferenciar os tipos de leucócitos, é possível também analisar suas morfologias e alterações, bem como as dos eritrócitos e das plaquetas. Aí sim, o hemograma passa a ser considerado no meu subconsciente um hemograma completo.

Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) ou Hemoglobina Globular Média (HGM) A hemoglobina corpuscular ou globular médica é um parâmetro que indica a concentração total de hemoglobina por meio da análise do tamanho e coloração das hemácias.

A presença da maconha no sangue é a que se desfaz com mais rapidez, porque ela é metabolizada com agilidade pelo corpo. No teste sanguíneo ela raramente será detectada depois de 24 horas em usuários eventuais. Já em quem tem um consumo frequente, ela pode ser identificada em até 7 dias posteriores ao último consumo.

Quais doenças podem ser detectadas no exame de urina? São detectadas doenças do próprio aparelho urinário, como infecções e insuficiência renal. Também é possível identificar doenças sistêmicas: Diabetes, Hipertensão Arterial, lúpus eritematoso sistêmico e entre outras.

Novos valores de referência para o hemograma no Fleury

MasculinoFeminino
Adultos: 3.650 - 8.120/mm3Adultos: 3.470 - 8.290/mm3

Para se obter resultados, sugerimos a lavagem frequente da cavidade nasal com soro fisiológico, ingestão generosa de água para ajudar a diluir o muco e uso de umidificadores ou nebulizadores para evitar que o ar respirado fique ressecado. Banhos quentes demorados são uma opção para quem não tem um nebulizador em casa.

Hidrate-se: a água tem a função de auxiliar na limpeza do organismo e eliminar toxinas através da urina, suor e fezes. Tenha uma dieta saudável: opte por alimentos ricos em minerais e vitaminas. Se movimente: atividade física é uma ótima opção para ajudar no processo de eliminação de toxinas.

O exame toxicológico de sangue é indicado para a detecção de drogas que foram consumidas há pouco tempo. Essa análise consegue identificar a presença de substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, utilizadas nas últimas horas.

Substâncias reconhecidas pelo exame toxicológico

  • Anfetamina, estimulante da atividade do sistema nervoso central;
  • Cocaína e derivados, como o crack;
  • Codeína;
  • Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE);
  • Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
  • Metanfetaminas, como meth, ice e speed;
  • Heroína;

O comprimento necessário do cabelo para o exame toxicológico detectar as drogas consumidas nos últimos três meses é de, no mínimo, três centímetros (3cm). Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias).

Os sintomas vistos em usuários de cocaína incluem dor abdominal e sensibilidade ao toque, náusea, vômitos e diarréia com sangue. Ocorrem até 48 horas depois do consumo da droga.