É possível desligar as emoções?

Perguntado por: eteles6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Não podemos controlar todos os sentimentos, mas é perfeitamente possível decidir como reagir perante eles. Assim, não depositamos nossa felicidade em outras pessoas ou circunstâncias específicas.

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

O sentimento de desconexão: não conseguir se conectar às pessoas amadas e perder interesse pelas atividades que antes eram prazerosas. Sensação de cansaço frequente: mesmo que o sono esteja regular, ele não é reparador.

Respirar profundamente é uma boa forma de se controlar as emoções de forma sutil. Suponha, por exemplo, que você acaba de encontrar um ex — pode ser que não tenha tempo de sair de fininho e controlar as emoções por conta própria. É possível praticar secretamente a respiração profunda mesmo enquanto conversa com alguém.

  1. 5 sintomas de que você está oprimindo seus sentimentos. Post author:DRA. ...
  2. 1 – Perda de Algumas Memórias. ...
  3. 3 – Insônia. ...
  4. 4 – Pressão Alta. ...
  5. 5 – Ganho de massa corporal.

"Esconder emoções é um mecanismo natural do ser humano para esconder coisas com as quais não se sente confortável e pode acontecer da mesma forma com introvertidos e extrovertidos", afirma. "Para se ter uma ideia, tem gente que não quer falar nem das coisas boas que estão acontecendo em sua vida.

Medo. O medo é um mecanismo de proteção que nos mantém vivos. Sem essa emoção, nos colocaríamos em situações perigosas sem pensar duas vezes sobre os possíveis riscos.

Quais as melhores práticas para exercitar esse controle?

  1. O que fazer quando está estressado. O estresse é algo que afeta, diretamente, nossas relações no ambiente de trabalho e em casa. ...
  2. Ter o autoconhecimento. ...
  3. Aprender a lidar com sentimentos negativos. ...
  4. Respeitar seus limites. ...
  5. Fazer exercícios físicos. ...
  6. Trabalhar a respiração.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

Este incômodo que você sente em se relacionar, quando não consegue gostar de ninguém, revela que sua saúde mental está precisando de atenção. Desse modo, primeiro você deverá entender a si mesmo e quais são as barreiras que lhe impedem de gostar das pessoas.

A tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade - mesmo tristes, todos nós conseguimos realizar as tarefas simples do dia a dia. Já no caso da anedonia o sentimento ruim não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, família e vida social.

É nesse momento que surge o vazio existencial, aquela sensação de que nada mais faz sentido e que viver já não tem mais graça. Percebe o perigo desse tipo de pensamento? Quando ele dura muito tempo, pode ser fator de desenvolvimento de vários outros transtornos, como ansiedade e depressão.

Quando você está emocionalmente bloqueado, você tem um relacionamento nada saudável com suas próprias emoções. Sugiro que faça terapia para buscar a causa, vários acontecimentos passados podem estar te causando isso, precisa ser identificado a causa. Olá!

Quais são os bloqueios mentais?

  • Dúvidas em relação à própria performance;
  • Indecisão;
  • Estado mental inflexível;
  • Comparações;
  • Incertezas;
  • Falta de limites;
  • Visão em forma de túnel.

1 - Abandono e instabilidade:
Este esquema, quando identificado em terapia , refere-se a expectativa que logo que a pessoa sinta-se ligada emocionalmente alguém, ela acabará sendo abandonada. A pessoa acredita que de uma forma ou de outra relacionamentos próximos terminarão inevitavelmente.