É possível desenvolver as capacidades físicas?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondentes à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.

É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc). Algumas pessoas são mais velozes, mais flexíveis ou mais forte por causa da sua origem hereditária e as características do seu corpo.

Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza).

O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em movimentação de intensidade máxima.

E o treinamento de força sempre vem em primeiro lugar. Independente do esporte, todos nos beneficiamos e muito do treinamento de força. Mesmo atletas de provas longas como ciclistas, corredores e maratonistas (e ultramaratonistas) melhoram muito com o trabalho de força.

CAPACIDADES FÍSICAS
Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas e, juntamente com as habilidades motoras, integram o desenvolvimento motor.

Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono. As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo. A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Como melhorar o seu desempenho nos exercícios físicos?

  1. Mantenha-se ativo. ...
  2. Tenha uma boa alimentação. ...
  3. Trabalhe sua respiração durante os exercícios. ...
  4. Varie sua rotina de exercícios. ...
  5. Tenha acompanhamento profissional.

Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade.

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Este fenômeno significa (expressado de forma negativa) que a ausência de adaptações fisiológicas induzidas pelo exercício regular está freqüentemente acompanhada de falta de adaptação em atividades do organismo que não possuem uma relação direta óbvia com o grau de exercício físico realizado.

Devemos observar que existem diferenças entre capacidade motora e habilidade motora. Capacidade refere-se às qualidades físicas de uma pessoa, um potencial, definido geneticamente, que pode ser atingido ou não. Enquanto que habilidade refere-se a uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida.

Alimentação, aquecimento e respiração podem ser seus parceiros neste desafio

  1. A alimentação é essencial para melhorar a resistência aeróbica.
  2. O aquecimento prepara o corpo para a carga e para os exercícios de resistência.
  3. A respiração abdominal permite a maior absorção de oxigênio.

As capacidades físicas são elementos fundamentais para a realização de tarefas motoras, que podem ser influenciadas por características genéticas, mas que são determinadas pelas experiências de aprendizagem, e, portanto, treináveis.

A melhoria nas habilidades motoras tem sido indicada com a finalidade de desenvolver a coordenação, equilíbrio, agilidade e flexibilidade; melhorando a aptidão física geral.

O circuito pode ser considerado um dos melhores treinamentos para atingir a capacidade máxima, visto que exigem a prática de vários exercícios sem descanso entre eles, o que exige maior capacidade física dos atletas.

Existem cinco tipos de capacidades físicas:

  • Resistência.
  • Força.
  • Flexibilidade.
  • Agilidade.
  • Velocidade.