É possível descobrir a gravidez com 2 semanas de gestação?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Com 2 semanas de gravidez, os sintomas ainda são tão sutis que pouquíssimas mulheres conseguem até mesmo saber que se tratam de sinais de uma gestação e, na maioria das vezes, eles pode passar despercebidos.

Outros sinais, como cansaço e sonolência mais intensos que o habitual, seios inchados com sensação de peso e doloridos, além de uma dor de cabeça leve podem aparecer, principalmente durante as primeiras 4 semanas após a fecundação e nidação, especialmente após a 2ª semana.

Dá para saber se a mulher está grávida a partir do décimo dia de fecundação, mas os especialistas recomendam que o teste de farmácia seja feito somente depois que a menstruação atrasar. O beta HCG pode dar positivo com apenas um dia de atraso menstrual.

Então, o tempo de espera para fazer o exame pode ser de 10 dias após a relação sexual desprotegida. Descobrir a gravidez ainda no início é essencial para ter uma gestação e parto saudáveis. Assim que o exame dá positivo, a mulher deve procurar um ginecologista e começar o pré-natal.

Na maioria dos casos, é possível detectar os níveis de hCG de 7 a 12 dias após a implantação bem-sucedida de um óvulo. Como o Flo pode ajudar você?

O propósito deste ultrassom é avaliar o desenvolvimento (posição da placenta, o coração, os pulmões, além dos órgãos) e o crescimento do feto, além de detectar qualquer anomalia.

Agora, é possível realizar antes do atraso o beta HCG quantitativo, teste que detecta até mesmo uma mínima quantidade do hormônio no corpo da mulher. Quantias abaixo de 5mUI são negativas e acima deste valor até 25mUi podem indicar uma gravidez inicial.

O hCG é considerado o hormônio da gravidez porque é produzido somente a partir do momento em que um embrião se implanta no útero. Após alguns dias de implantação, os níveis de hCG aumentam de forma rápida e contínua, podendo ser detectados por análises laboratoriais.

Os primeiros sintomas da gestação
Inchaço; Sono; Enjoo; Início da sensibilidade nos seios.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

Com a ação do hormônio progesterona, esse muco, também chamado de rolha de Schröder, fica mais espesso a partir do começo da gestação, isolando a ligação do útero com a parte externa. Essa atividade protege o feto contra agentes invasores, como sujeiras, bactérias e outros corpos estranhos.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

O indicado pelos obstetras é que a gestante aguarde até completar a 7º semana para poder realizar o primeiro ultrassom na gravidez. A partir desta semana gestacional já é possível analisar o saco gestacional, medidas do embrião e a vesícula vitelínica e escutar nitidamente os seus batimentos cardíacos.

Caso não seja detectado, o médico irá suspeitar de anembrionada, porém antes de qualquer procedimento deve-se repetir o beta HCG quantitativo para averiguar a evolução dos hormônios. Se os hormônios continuarem a subir deve-se esperar para repetir o ultrassom.

Em geral, os valores do hCG comportam-se da seguinte maneira ao longo das semanas de gravidez: Mulheres não grávidas ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml. 3 semanas de gravidez: entre 5 e 50 mIU/ml. 4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml.

Quando a mulher está nas primeiras semanas de gestação, os níveis hormonais de beta HCG se encontram acima de 25 mIU/ml. Porém, caso o exame aponte níveis hormonais entre 5 mlU/ml e 25mlU/ml, é recomendado realizar o teste novamente após três dias para que possa ser confirmada ou não a gestação.

Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar. Com o crescimento do bebê, a barriga costuma ir ficando cada vez mais redonda e mais dura, mas o formato pode variar de mulher para mulher.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

É possível ovular estando grávida
Porém, existem situações extraordinárias em que uma mulher continua ovulando mesmo após estar grávida3. Essa situação ocorre por conta de alterações hormonais que fazem com que o corpo continue trabalhando normalmente mesmo após a fecundação ter ocorrido.

Devido ao estímulo hormonal há uma maior quantidade de lactobacilos levando à acidificação da vagina (pH < 4,5). Devido às alterações fisiológicas que surgem durante a gravidez, é normal haver um corrimento no início da gravidez, caracterizando-se por ser abundante, branco ou esbranquiçado, e ácido.