É possível descer na escala?

Perguntado por: ulacerda . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Embora as companhias aéreas discordem, significa que não há impedimentos legais para que o passageiro desça em uma escala antes que o voo chegue ao destino final.

1. Posso desembarcar na conexão? Sim, basta ter alguns cuidados. Para sair do aeroporto durante a conexão, você precisa conferir se o tempo livre é o suficiente para ir até a cidade, passear e voltar a tempo de passar na imigração novamente.

O skiplagging funciona da seguinte forma: o passageiro comprar uma passagem para um determinado destino, mas fazendo uma escala no ponto onde realmente deseja desembarcar, para economizar tarifas.

Essa é uma das maiores dúvidas dos nossos leitores: Em voos com conexão pode sair da sala de embarque ou, até mesmo, do aeroporto? A resposta é SIM! Mas, isso não quer dizer que sair do aeroporto é sempre uma boa idéia.

Como o Acordo de Schengen funciona na prática: se você faz uma conexão em qualquer país signatário do Acordo, sua imigração será nele, mesmo que você não saia do aeroporto.

A época de final de ano é conhecida por ter muitas viagens de avião e, de olho na alta demanda, algumas empresas de passagens aéreas acabaram vendendo mais voos do que realmente podem atender. Isso tem nome: voos fantasmas.

Antigamente todo esse procedimento de desembarque era pior, estando hoje em dia bem mais tranquilo, descendo os passageiros do navio em até 2 ou 3 horas mais ou menos, não que eventualidades não possam acontecer, mas em média é esse o tempo.

O voo com conexão é parecido com o voo com escala. A diferença entre escala e conexão é que, no voo com conexão, o passageiro precisa desembarcar, pois ocorre a troca de avião.

O primeiro passo de quem teve uma conexão perdida é ir até o balcão de atendimento da companhia aérea responsável pelo voo e explicar a sua situação. A empresa deverá te dizer quais são as suas opções, e você deverá escolher aquela que melhor te atende.

Sim, é possível sair do aeroporto durante uma longa conexão, desde que se tenha um visto válido para o país de destino e tempo suficiente para explorar a cidade.

A saída do aeroporto de Lisboa ou Porto está proibida para quem faz escala ou conexão.

O que é um truque de viagem? No Kiwi.com, aquilo a que chamamos um "truque de viagem" é qualquer coisa que torna a sua experiência de viagem mais fácil e mais barata e que afeta positivamente a forma como os motores de pesquisa de voos e viagens funcionam.

O Skiplagged é um aplicativo que filtra preços de passagens aéreas de diversas companhias. Disponível para Android e iOS na Google Play Store e na App Store, chama a atenção por conseguir localizar voos “escondidos” das empresas por valores mais baratos do que o habitual.

Após passar pelos procedimentos de segurança, você pode sair da sala de embarque caso haja necessidade. Nesse caso, peça orientações de como proceder. Ao retornar, você deverá passar por todas as etapas de inspeção novamente.

Dicas para dormir no aeroporto
Confira se o aeroporto fica aberto 24h (tem aeroporto que fecha, mesmo em cidades grandes!); Se informe se o aeroporto tem lounges, área VIP ou hotel cápsula; Procure um local tranquilo, mas não muito isolado; Proteja suas bagagens e seus pertences (especialmente eletrônicos etc);

4 horas

Em um período de 4 horas, é permitido até sair da sala de embarque. Para aproveitar o tempo, indicamos passear e visitar as lojas espalhadas pelo saguão do aeroporto.

Pode ocorrer de a justiça prorrogar este prazo, porém, isso acontece geralmente pela falta de voos. Seus documentos devem ser devolvidos após a liberação ou no retorno ao Brasil. Enquanto estiver retido, o viajante tem direito a alimentação e água, além de assistência social e local para guardar pertences pessoais.

Além da falta de aeronaves, o preço do petróleo é outro fator que influencia o preço da passagem de avião e a torna tão cara. Ajay Awtaney, fundador do site LiveFromALounge, afirmou à Bloomberg que a disparada nos preços do querosene usado como combustível nas aeronaves impactou diretamente na alta das passagens.

Resumidamente, não houve pânico, gritos, luzes piscando ou esse cenário caótico que vemos em filmes hollywoodianos”, afirmou um dos advogados da organização dos familiares, Alain Jakubowicz.

Confere aí:

  1. Acesse o site www.seatguru.com. ...
  2. Insira o nome da sua companhia aérea, número do voo e data de partida. ...
  3. Clique em “Find seat map” ...
  4. Após encontrar a rota, clique no botão “View map” ...
  5. Entenda o “Setting details” ...
  6. Veja fotos e reviews sobre a aeronave. ...
  7. Estude o “Seat map key” ...
  8. Confira informações e serviços do voo.