É possível deixar de amar e depois voltar a amar a mesma pessoa?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Infelizmente, deixar de amar alguém, pode ser igualmente fácil. Porém, apaixonar-se novamente pela mesma pessoa depois de tê-la esquecido, é extremamente difícil. As pessoas não voltam a amar; elas reconquistam o amor. E essa pode ser uma jornada longa e árdua, mas extremamente recompensadora.

Sim. Tendo RESPEITO e ADMIRAÇÃO entre ambos, a pessoa pode se apaixonar todos os dias pela mesma pessoa.

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.

Ela listou alguns sinais que indicam que o amor acabou, como a falta de interesse em passar tempo juntos, falta de intimidade física, falta de comunicação e compartilhamento de ideias e pensamentos.

Reatar o casamento mesmo após o divórcio não é impossível, e exige do casal profunda reflexão. A reconstrução de um casamento, ainda que trabalhosa, é possível de ser realizada, como nos explicou anteriormente a psicóloga Mara Lúcia Veríssimo. E isso, mesmo após a separação, a mudança de casa e até mesmo o divórcio.

Terminar e voltar várias vezes com o mesmo namorado faz mal para a saúde, diz estudo. Reatar com um parceiro amoroso após uma breve separação pode ser algo comum e até mesmo saudável se ambos reavaliam os sentimentos que nutrem e sentem que a relação merece uma nova chance.

"Quando é para ser a vida dá um jeito de unir novamente. Às vezes é preciso espaço e tempo para as coisas se encaixarem com mais coerência. É que de longe se pode ver melhor o melhor a ser feito. No geral o diálogo sempre será uma boa ferramenta para ajustar tudo que pode ser melhorado.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.

Algumas pesquisas já foram feitas sobre o tema e todas chegam a uma conclusão parecida: ao longo da vida, nós nos apaixonamos pra valer apenas três vezes.

Não é fácil, mas vale a pena
Lembre-se: É possível amar de novo, não importa o quão machucada você possa estar nesse momento. Apesar da dor, você pode ser feliz novamente.

Sempre confie que você pode superá-la, aceitar a dor, e não insistir ou querer convencer seu parceiro. Use sua energia para sair dessa situação e se curar. Mantenha a confiança de que você pode superá-lo e que, se quiser, poderá, como qualquer outra pessoa, encontrar o amor novamente.

Vejamos algumas possibilidades que conduzem o amor ao fim: frustrações recorrentes, ódios não verbalizados, sentimentos de rejeição, mudanças de jeito de ser; projetos de vida desencontrados, traições não perdoadas, ciúme patológico, medo de se entregar e de confiar no outro, assim por diante.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Interações que nunca passam do nível superficial; Falta de crescimento pessoal; Escapadas egoístas que se tornam mais importantes do que o relacionamento; Desentendimentos e suposições erradas crescentes.

Como reviver o amor no relacionamento?

  1. Converse com o seu parceiro. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Busque aventuras. ...
  3. Demonstre o seu amor de diferentes maneiras. ...
  4. Reserve um tempo especial para os dois. ...
  5. Faça acordos com o parceiro. ...
  6. Elogie mais. ...
  7. Reviva os momentos bons.

Com o fim de um relacionamento é totalmente natural a pessoa se sentir muito desanimada e parar de se cuidar. Por isso seja mais forte, se cuide, cuide da sua saúde física e mental. Procure fazer coisas que distraiam seus pensamentos e te tragam prazer. Dessa maneira a dor será menos intensa.