É possível curar uma pessoa cega?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Na maioria das vezes, a cegueira não pode ser revertida e a pessoa precisa se adaptar à condição. No entanto, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, vêm desenvolvendo um dispositivo que pode mudar essa realidade.

A cegueira pode ser não reversível quando provocada por glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI). No entanto, a baixa visão por falta de prescrição de óculos ou a cegueira provocada pela catarata, podem ser revertidas com a cirurgia de catarata e o implante de lente intraocular.

O médico brasileiro Flávio Rezende foi o primeiro a realizar uma operação que devolverá a visão a uma pessoa com deficiência visual. A cirurgia foi realizada no Hospital Maisonneuve-Rosemont, no Canadá, e durou quatro horas. O sucesso se deve a implantação de um chip na retina de uma mulher de 51 anos.

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

6 resposta(s) Uma cego sabe que acordou pela consciência que ele tem (assim como qualquer pessoa fecha os olhos mas ainda sabe que está acordada).

É mais fácil curar a cegueira do que abrir os olhos de quem não quer enxergar.

O valor de uma cirurgia ocular varia de um paciente para o outro, até porque existe mais de uma técnica cirúrgica e é preciso avaliar qual é a mais adequada em cada caso. Em geral, o preço varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000 por olho.

Em função do grau ou estágio de descolamento, ou de degeneração da Retina, o paciente pode não recuperar totalmente a visão. Para os casos de descolamento, existem cirurgias de reposicionamento com técnicas a laser entre outras.

Estudo descreve casos de mulheres que enfrentaram problema, mas solução é simples. O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.

Catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética são as principais causas e 20% das cegueiras já instaladas são recuperáveis, de acordo com dados da OMS. A cada cinco segundos, uma pessoa no mundo se torna cega e uma criança a cada minuto.

É importante ir regularmente ao oftalmologista, pois quando o paciente começa a perceber que está com a visão prejudicada, a doença já está em estágio avançado. A ida regularmente ao médico é fundamental principalmente nos casos de quem tem histórico familiar de glaucoma.

A primeira aposentadoria é a da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência. E isso é verdade, pois, uma vez que a visão monocular foi considerada deficiência, o segurado com esta condição tem direito a essa modalidade de aposentadoria.

A pessoa com visão monocular pode solicitar a aposentadoria da pessoa com deficiência, que é um benefício concedido pelo INSS para os segurados da Previdência Social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a visão monocular é considerada quando a pessoa tem igual ou inferior a 20% da sua visão comprometida.

Se você não tem dor, tem basicamente 3 opções: a lente de contato cosmética ( que é como uma lente de contato gelatinosa colorida, mas a pupila é pintada de preto), a lente escleral (que é uma lente grande, bem fininha, pintada como o olho saudável) e a tatuagem da córnea (feita por oftalmologista com tinta especial), ...