É possível curar um cego?

Perguntado por: rramires7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

De maneira geral, cegueira causada por falta de óculos, opacidades da córnea e catarata podem ser tratadas, enquanto doenças graves da retina e do nervo óptico ainda não tem tratamento. De maneira geral quando a pessoa não enxerga mais luz a medicina atual ainda não pode ajudar.

A técnica é chamada de restauração optogenética e usa um combinação de terapia gênica e pulsos de luz estimulando o olho. Apesar de não ser novo, é a primeira vez que o método é utilizado para recuperar a visão de um paciente com doença neurodegenerativa.

Cegueira reversível
Neste caso, o problema pode ser transitório, quando ocorre a perda da habilidade de enxergar apenas por um intervalo indefinido de tempo. Neste caso, a pessoa acometida pela complicação pode voltar a enxergar.

O valor de uma cirurgia ocular varia de um paciente para o outro, até porque existe mais de uma técnica cirúrgica e é preciso avaliar qual é a mais adequada em cada caso. Em geral, o preço varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000 por olho.

O olho, como um todo, pode ser transplantado? Não. Somente alguns tecidos oculares, como a córnea e a esclera, e células-tronco da córnea, podem ser utilizados com fins terapêuticos.

Muitas das vitaminas e antioxidantes que melhoram a visão encontram-se naturalmente em alimentos comuns, incluindo: Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína) Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau. Acelgas, abobrinha e couves de Bruxelas (luteína)

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

Em função do grau ou estágio de descolamento, ou de degeneração da Retina, o paciente pode não recuperar totalmente a visão. Para os casos de descolamento, existem cirurgias de reposicionamento com técnicas a laser entre outras.

Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico.

O transplante de células da retina tem sido realizado experimentalmente em olhos animais e humanos durante as últimas duas décadas. Apesar das evidências em modelos animais que o transplante pode ser efetivo, sua eficácia em humanos ainda apresenta resultados controversos.

GB – A cirurgia dura de 30 minutos a 1 hora. No período de pós-operatório a sensação de desconforto varia de pessoa para pessoa.

Algumas podemos tratar na medicina atual, outras não. De maneira geral, cegueira causada por falta de óculos, opacidades da córnea e catarata podem ser tratadas, enquanto doenças graves da retina e do nervo óptico ainda não tem tratamento.

5 principais causas para a cegueira

  1. Glaucoma. O glaucoma é uma das principais causas de cegueira. ...
  2. Degeneração macular. ...
  3. Catarata. ...
  4. Retinopatia diabética. ...
  5. Descolamento de retina.

Principais doenças e condições que causam cegueira
Entre as causas mais frequentes de cegueira estão a Catarata, o Glaucoma, os Erros refrativos, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Caracteriza-se por uma alteração anatômica na região da câmara anterior que impede a transmissão dos estímulos para o cérebro, causando lesões permanentes no nervo óptico devido a pressão intraocular. É o mais comum, crônico e não tem cura, porém se tratado pode prevenir os sintomas e evita a perda da visão.

A deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos e de caráter definitivo, que não pode ser melhorada com uso de lentes corretivas ou cirurgia. Existem critérios bem rígidos para se definir uma deficiência.

Geralmente os resultados visuais após o transplante de córnea são muito satisfatórios. A visão do paciente depende também da integridade de outras estruturas oculares. Após o transplante, pode levar meses para a visão atingir seu potencial, mas após algumas semanas o paciente já pode perceber melhora.

Os especialistas indicaram o transplante de córnea como uma possibilidade da recém-nascida enxergar.

Durante um transplante de córnea, o botão (ou disco) central da córnea opacificada (embaçada) é trocado por um botão central de uma córnea saudável. Esta cirurgia pode recuperar a visão em pessoas que têm alguma deficiência visual por problemas de córnea.

O nervo óptico, além de sensível, é componente insubstituível para possibilitar a visão, por isso, qualquer alteração, ainda que mínima, pode comprometer a função dos olhos. Muita vezes, após seu comprometimento total, não é possível recuperar o nervo óptico.