É possível curar a infertilidade?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Geralmente estão relacionadas a procedimentos uterinos prévios, como curetagem, miomectomia, septoplastia, entre outros. Em grande parte dos casos, infertilidade tem cura. Primeiro, no entanto, é fundamental fazer a investigação para chegar a um diagnóstico e definir o tratamento adequado.

Quando o tratamento do problema não é suficiente, pode haver a indicação da reprodução assistida, que permite que pacientes inférteis tenham filhos. Essa área da medicina conta com técnicas e procedimentos que possibilitam a identificação e a solução de diversos problemas relacionados à infertilidade.

A terapia de reposição hormonal para infertilidade masculina geralmente consiste na administração de medicamentos hormonais para estimular o aumento da produção de testosterona ou a inibição dos receptores de estrogênio.

Estudos mostraram que manter uma dieta nutritiva e fazer mudanças positivas no estilo de vida, pode ajudar a aumentar a fertilidade e preparar o corpo para a gravidez. Além do mais, como você escolhe viver e comer hoje vai influenciar a qualidade dos espermatozóides e óvulos daqui a 90 dias.

Exame de hormônio anti-mulleriano (AMH):
Esse exame de sangue é indicado para medir a reserva ovariana da mulher que se pergunta “como saber se sou infértil”.

A esterilidade bíblica emerge dos textos como um estado intermediário entre vida e morte. Um estado instaurado por Deus. A Bíblia hebraica é inequívoca quanto ao postulado teológico de que toda esterilidade é criada por Deus e só pode ser redimida por Deus.

Idade da mulher, problemas anatômicos no útero, tubas ou ovários, desequilíbrios hormonais que afetam o ciclo menstrual, além da endometriose, são os fatores mais frequentemente relacionados à infertilidade nas mulheres.

Vários exames são solicitados para verificar se há alterações no sistema reprodutor. Para a mulher, os principais são ultrassonografia pélvica, histerossalpingografia e avaliação da reserva ovariana. Para o homem, a ferramenta solicitada inicialmente é o espermograma.

Assim, podemos dizer que um casal é infértil quando há diminuição das chances da gravidez, que podem ser auxiliadas por tratamentos de reprodução assistida, e que é estéril quando há impossibilidade de gerar filhos.

Cerca de 15% dos casais são inférteis, segundo a OMS. No entanto, com acompanhamento e tratamento em muitos casos é possível que consigam ter filhos.

A infertilidade masculina pode ser causada, de forma geral, por problemas relacionados à espermatogênese e à qualidade do sêmen ou por obstruções no trajeto percorrido por essas células, desde seu local de produção até as tubas uterinas, onde acontece a fecundação.

Como aumentar fertilidade masculina

  1. Tome suplementos de ácido D-aspártico. O ácido D-aspártico (D-AA) é uma forma de ácido aspártico, um tipo de aminoácido que é vendido como suplemento dietético. ...
  2. Exercite-se regularmente. ...
  3. Consuma vitamina C o suficiente. ...
  4. Relaxe e minimize o estresse. ...
  5. Experimente o Tribulus Terrestris.

Mesmo que todos os fatores relacionados à gravidez (ovários, hormônios, trompas uterinas, útero e espermatozóides) estejam normais, a chance de engravidar em um mês é de 20%, ou seja, dois em cada 10 casais irão engravidar em um mês e oito não. Após um ano de tentativas, cerca de 85% dos casais engravidarão.

Transplante de ovários
A técnica consiste em retirar uma parte do tecido germinativo do ovário, que contém os óvulos. Essa pequena parte já é suficiente para que o ovário debilitado consiga se regenerar. Os hormônios passam a ser produzidos normalmente e a mulher volta a ovular.

Manter hábitos saudáveis, como beber bastante água e ter uma alimentação saudável, contribuem para reverter esse quadro e aumentar a fertilidade.

Um dos indutores de ovulação mais conhecidos é o clomifeno, também conhecido por Clomid®, Indux® ou Serophene® e cloridrato de metformina como coadjuvante. Outras formulações com FSH puro e FSH recombinante (Fostimon, Puregon, Gonal e Rekovele) podem ser utilizados.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Exames hormonais para diagnosticar a infertilidade

  • LH e FSH.
  • Progesterona.
  • TSH – tireoide.
  • Prolactina.
  • Hormônio antimulleriano (AMH)
  • Inibina B.