E possível criar elemento químico?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Para criar um elemento químico qualquer, basta jogar dois átomos diferentes num acelerador, um de encontro ao outro. A pancada fará com que o núcleo desses átomos se fundam. Como os elementos químicos se caracterizam pelo número de prótons no núcleo, o resultado da fusão é um terceiro tipo de átomo.

A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.

Transmutação artificial é um fenômeno químico nuclear sintético (realizado em laboratório) em que o núcleo do átomo de um determinado elemento químico é transformado no núcleo de outro elemento químico. Esse processo é realizado em laboratórios de Física Nuclear com o uso ou não de partículas radioativas.

hidrogênio

O primeiro elemento químico formado foi o hidrogênio (H). Ele é o elemento químico mais simples do nosso universo, tem 1 próton, 1 elétron e nenhum nêutron. Os elétrons são partículas muito menores do que os prótons e nêutrons, sua massa é quase desprezível.

As estrelas mais massivas, acima de 8 vezes a massa do Sol, poderão produzir, no seu núcleo, elementos químicos tão pesados quanto o ferro.

Não se pode destruir ou criar a matéria, o que ocorre são transformações. É a capacidade de ocupar lugar no espaço.

1897: J. J. Thomson descobriu uma partícula atômica e quebrou o átomo! E ainda criou um modelo para o átomo: este seria formado de elétrons e outras partículas de cargas positivas.

Quando um átomo se quebra, ele solta uma partícula do núcleo chamada nêutron. O nêutron é como a pessoa que entra gritando ``Fogo!" e faz confusão na sala. Esse nêutron faz com que o átomo vizinho também se quebre. Quando isso acontece, o vizinho também solta um nêutron, que vai quebrar outro átomo, e assim por diante.

Quarks e léptons formam o conjunto das partículas elementares, aquelas que compõem toda a matéria do universo. Juntos, são os blocos de construção da realidade, sendo que up (u) e down (d) são os tipos de quarks que encontramos dentro dos prótons e nêutrons e, quando se juntam com elétrons (e), formam os átomos.

Com o microscópio de tunelamento, é possível conseguir imagens de átomos e de moléculas.

Na verdade, são aproximadamente 133.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 átomos. Tem 48 zeros aí. Conheça o número de átomos de algumas outras coisas. Aqui, vamos falar de átomos, pois são coisinhas fascinantes.

Bombardeando-se o chumbo, pode-se, portanto, esperar arrancar suas 11 partículas núcleares excedentes, ou seja, três prótons e oito nêutrons. O que acontece é que a probabilidade para que isso se dê é bastante baixa. Logo, seria necessário que o bombardeamento durasse meses, mesmo anos, para que se obtivesse ouro.

A produção, porém, não poderia ser feita num nível industrial, por exemplo, já que uma quantidade minúscula é obtida com um gasto altíssimo. Ou seja, é sim possível transformar um metal em ouro, mas, além de não ser da maneira que os alqumistas propunham, é inviável economicamente.

Ela precisa ser induzida, forçada. Nesse tipo de transmutação, o núcleo estável de um átomo é bombardeado por uma partícula nuclear, transformando-se em outro elemento químico. Para que isso ocorra, as partículas são lançadas contra o núcleo do átomo, em condições controladas em laboratório.

Hidrogênio

1- Hidrogênio
O elemento mais abundante do universo – compõe 75% de sua matéria – é o átomo mais simples existente, com número atômico 1 e massa atômica de aproximadamente 1,00 U.

Mercúrio (Hg), Arsênio (As), Chumbo (Pb), Cádmio (Cd), Cromo(Cr) e Níquel (Ni) são os campeões de toxicidade. Mesmo em baixas concentrações, eles são muito perigosos para a saúde.

Resposta abaixo, A letra que não aparece é o J, Já foram propostos nomes (e símbolos) de elementos com a letra J. A unica letra que não aparece na tabela periódica é a letra J.

Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.

Em Homem de Ferro, Stark percebe que estava sendo envenenado pelo elemento químico paládio, que alimentava um reator instalado em seu peito e dava energia para suas armaduras.

O 1º elemento isolado em laboratório
Há 350 anos, foi isolado e produzido em laboratório o primeiro elemento químico, o fósforo. O feito foi conseguido pelo alquimista alemão Henning Brand, que na expectativa de encontrar ouro concentrou e aqueceu a alta temperatura a própria urina.

Antimatéria se aniquila instantaneamente em contato com matéria, então essas partículas tem uma vida muito curta.