É possível crescer fazendo academia?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Exercícios físicos não promovem ganho nem perda de centímetros de estatura, porém promovem saúde para um crescimento normal. A DLB é uma assessoria esportiva que atua há mais de 12 anos em prol da saúde e bem-estar dos seus alunos em diversas modalidades, como corrida, Triathlon e Treinamento Funcional.

A única forma de ganhar alguns centímetros a mais de altura na idade adulta é recorrer a um procedimento extremo chamado alongamento ósseo.

Exercícios não promovem ganho nem perda de centímetros de estatura, porém promovem saúde para um crescimento normal.

Possibilitando assim maior disposição e desenvolvimento na atividade física. 3º mês – O corpo libera mais endorfina e o metabolismo acelera, promovendo maior adaptação ao esforço, relaxamento, bem-estar da mente, diminuição da ansiedade, prevenindo também a depressão. Outro efeito positivo é o aumento da força óssea.

Uma dúvida frequente de quem começa a treinar é se 1 mês de academia já dá resultado. Como dissemos anteriormente, nesse espaço de tempo, as mudanças são notáveis na qualidade de vida; melhora do condicionamento físico, disposição, diminuição do inchaço etc.

Fase 3 e 4 (3º mês): Já nesta fase, o metabolismo começa a acelerar e as endorfinas são liberada em doses maiores no organismo. Por isso, surgem os primeiros ganhos de força e hipertrofia. Também é possível sentir a queima de gordura de maneira mais acentuada.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

Não. Ou quase não. O crescimento natural acaba no máximo até os 18 anos e não há terapia hormonal que permita continuá-lo na vida adulta artificialmente. A culpa é das placas epifisárias: cartilagens que ficam nas extremidades dos ossos longos, como as pernas e os braços, que têm capacidade de crescimento.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

Com 20 anos, as áreas de crescimento dos ossos longos já estão praticamente fechadas. É pouco provável que aconteça um aumento significativo na sua altura. Seu tamanho está dentro do normal (em relação à altura dos seus pais). Dois ou três centímetros é o máximo que você pode crescer.

É possível, mas você já viveu o chamado estirão puberal, está próximo de sua altura final. Pode crescer mais alguns centímetros até os 20, 21, no máximo.

Deve começar consultando um médico de família ou pediatra, para saber quanto tempo ainda se vai crescer é necessário fazer um exame de idade óssea, através de uma radiografia de mãos e punhos.

A prática de atividades físicas como caminhadas, esportes de quadra, e até o simples esforço físico (como subir escadas) promove a liberação de um hormônio chamado hormônio de crescimento ou GH. Independente do tipo de atividade física que se pratique o GH é liberado no organismo, estimulando o crescimento .