É possível crescer depois da puberdade?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

Mostrar especialistas Como funciona? Infelizmente com 23 anos não é mais possível crescer em estatura. As cartilagens que permitem o crescimento se "fecham" perto antes dos 21 anos.

Continuar crescendo depois de adulto não é possível porque as cartilagens de crescimento presentes nos ossos longos das pernas e dos braços já estão fechadas, calcificadas. São essas cartilagens que permitem com que a nossa altura aumente, mas só enquanto somos crianças ou adolescentes.

Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.

Se você tem alguma dúvida ou quer fazer melhor essa conta, o melhor caminho é procurar o pediatra que te acompanhou, que deve ter a sua curva de crescimento. Com isso, ele pode te dizer com maior precisão se essa é a sua altura final ou se você ainda poderá crescer alguns centímetros.

No Brasil um homem com mais de 1,70m são considerados altos e mulheres com mais de 1,65 são consideradas altas, assim, pela média da altura brasileira a maioria das pessoas tem entre 1,60m a 1,80m.

20 anos

Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer. No caso das meninas, a puberdade vem aos 15 anos. Depois da menarca, a primeira menstruação, a mulher ganha mais 5 ou 7 cm.

18 anos de idade

Olá! A idade até o qual uma pessoa cresce varia com diversos fatores, e pode ser medida de maneira aproximada com o exame de idade óssea. Normalmente, no entanto, o crescimento cessa entre 16 e 20 anos, quando ela atinge um equivalente a 18 anos de idade óssea.

Geralmente o fim da puberdade ocorre por volta dos 18 anos de idade. É nessa fase que se percebe o fim do crescimento esquelético e também o completo amadurecimento do sistema reprodutor feminino e masculino.

"Por volta dos 18 anos, a cartilagem vira osso, e a pessoa para de crescer", explicou o ortopedista Emerson Ravanello. Porém, nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante: como nariz e orelha. "Nesses locais, as cartilagens não se ossificam, elas continuam crescendo", complementou o médico.

Se a placa de crescimento for fraturada, a área sobre ela fica dolorida e inchada e as crianças têm dificuldade para mover o membro afetado. O osso pode parar de crescer ou crescer entortado. Os médicos suspeitam dessa fratura com base nos sintomas e geralmente podem diagnosticá-la baseados em radiografias.

Altura até 3 anos
Vamos conhecer as alturas ideais desse período. Meninas 2 anos: 80,0 cm de altura mínima e 92,9 cm de altura máxima; 3 anos: 88,4 de altura mínima e 103,5 de altura máxima; Meninos 2 anos: 81,7 cm de altura mínima e 93,9 cm de altura máxima; 3 anos: 90,6 de altura mínima e 102,8 de altura máxima.

A única forma de ganhar alguns centímetros a mais de altura na idade adulta é recorrer a um procedimento extremo chamado alongamento ósseo.

Considera-se normal uma variação de ± 5 cm.

O médico Jairo Bouer explica que, aos 20 anos, é improvável que alguém cresça mais 9 cm. Nessa fase, o processo de puberdade já aconteceu, os hormônios sexuais já começaram a circular em níveis mais elevados, e isso leva ao fechamento das cartilagens de crescimento, um tecido que todos temos na ponta dos ossos longos.

Portanto, pode acontecer de o filho ser mais alto do que o previsto pela média da altura dos pais. Isso é algo normal e, provavelmente, é resultado de uma série de fatores que ajudam uma pessoa a atingir o máximo de potencial de estatura.

Tenha uma dieta equilibrada.

  1. Coma muita proteína magra. As proteínas magras presentes em carnes brancas de aves, peixes, soja e leite, ajudam a promover o crescimento muscular e a saúde dos ossos. ...
  2. Consuma bastante cálcio. ...
  3. Obtenha bastante zinco. ...
  4. Obtenha vitamina D suficiente.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins.

A puberdade é a etapa durante a qual a pessoa alcança sua capacidade reprodutora total e desenvolve as características adultas próprias daquele sexo. Em meninos, a puberdade ocorre, geralmente, entre 10 e 14 anos. No entanto, é perfeitamente normal que possa ter início aos nove anos ou que se prolongue até os 16.

Dá para ter uma ideia de quanto seu filho vai crescer. Basta fazer uma conta simples. Para meninos, pegue a altura do pai, some 13 cm, some com a altura da mãe, e divida por dois. Para meninas, pegue a altura do pai, subtraia 13 cm, some com a altura da mãe, e divida por dois.

Todos os números se referem a homens e mulheres com idade entre 18 e 25 anos. A propósito, o homem médio no Brasil tem 175 cm de altura. A mulher média brasileira, com 13 cm a menos, alcança uma altura de 162 cm.