É possível congelar queijo fresco?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Queijos inteiros e até mesmo aqueles que não foram abertos podem ser congelados na embalagem original. A exceção é o queijo do tipo minas frescal, que não deve ser congelado. Os únicos queijos que podem ser mantidos fora da geladeira são os de massa dura.

Queijos fresco como o minas frescal e ricota não podem ser congelados, pois sua textura e sabor pode ficar comprometida.

Porém, alguns desses queijos podem perder a textura ao descongelar, se for utilizar para cozinhar isso não será um problema.

  • Muçarela.
  • Prato.
  • Provolone.
  • Meia cura.
  • Parmesão.
  • Queijo canastra.
  • Cheddar.
  • Queijo coalho.

Para conservar o queijo fresco embrulhe-o num pano de prato ou saquinho plástico (papel filme tbm dá certo) e guarde-o na geladeira. Tirar de lá 1 hora antes de consumir. (se não conseguir 1 hora antes, pelo menos tire com um cadinho de antecedência). Na geladeira você vai conservar o queijo fresco por mais tempo.

Mas vale lembrar: o queijo pode não ficar como antes! E isso acontece porque quando é congelado, a água e a gordura formam cristais de gelo, que podem acabar danificando a proteína do alimento. Esses queijos, quando descongelados, ficarão mais quebradiços, mas ainda podem ser derretidos.

3 dias

A partir do momento em que os laticínios são abertos, a validade é de até 3 dias em refrigeração; Ao comprar uma peça grande, é recomendável cortar a quantidade que será consumida e fracionar o restante para o congelamento.

Quanto a validade do produto após o congelamento, se congelado a -18°C durante 1 ano, após o descongelamento o recomendado é o consumo mais rápido possível, sendo que até 15 dias o queijo em tese deverá manter suas características normais, após isso pode haver perda de estrutura, sabor etc.

três dias

O minas frescal ou branco tem menos gordura, só 16%, e é o que tem mais umidade, por isso estraga mais fácil, em cerca de três dias.

No caso específico do Minas Frescal, é aconselhável retirar o soro acumulado na embalagem ou no recipiente e guarda-lo tampado. Os demais também devem ser embalados em papel filme ou guardados em recipiente fechado para não ressecar. Precisam ser envolvidos completamente em papel filme ou papel alumínio.

5 dias

São queijos com alto teor de umidade, que desprendem soro facilmente, portanto devem ser conservados dentro da geladeira. Além disso, para ter o seu queijo fresco sempre no ponto certo para o consumo, coloque-o dentro de um pote hermeticamente fechado e consuma em, no máximo, 5 dias.

Caso você não saiba como conservar queijo fresco (como o minas branco ou cottage), aqui vai uma dica de ouro: deixe-o em um pote limpo (e não na embalagem) e sem o soro em uma prateleira de cima de geladeira, que costuma ser mais refrigerada.

Para controlar o amargor do queijo, é necessário estar atento à temperatura de maturação do queijo. Isso porque temperaturas acima de 14-15°C ou abaixo de 7-8°C podem estimular a atividade proteolítica das enzimas do coalho.

O congelamento dos frios é recomendado para estabelecimentos que possuem peças em grandes quantidades que não serão consumidas, ou vendidas em 3 ou 5 dias. Por isso, muitas vezes o alimento já estragou e não nos damos conta disso, pois o congelamento de frios encobre a deterioração que ocorre.

Ao receber o seu queijo minas, retire da embalagem e descarte todo o soro do leite, pois é o Soro que faz o queijo estragar precocemente. Depois de descartar o soro é só lavar em água corrente e secar com um papel absorvente.

Evite congelar: O queijo meia cura não deve ser congelado, pois isso pode alterar sua textura e sabor. Armazenamento na temperatura ambiente: O queijo meia cura também pode ser armazenado em temperatura ambiente, desde que seja consumido em poucos dias.