É possível congelar inhame?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

tudo bem Hoje eu vou falar que sim pode congelar o inhame quem conhece o inhame essa raiz aqui ó é muito gostoso a tem gente que não gosta mas. tem muitas como que eu vou dizer.

Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, pois auxilia no controle da pressão e diminui o colesterol; Ajuda na boa digestão, na redução de cólicas e ainda elimina as toxinas do organismo; Aliado no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade e manda a fome pra longe.

As manchas escuras são resultado da ação da enzima polifenoloxidase. Embora elas não signifiquem que o alimento estragou, seu aparecimento deixa a comida bem menos apetitosa. Para evitar esse problema, muita gente pinga limão nos alimentos.

O cará contém mais fibras que o inhame, que corresponde à 5% e 24% das necessidades diárias de um adulto, respectivamente. Porém, se você prefere o inhame, basta combiná-lo a uma salada de folhas e/ou de legumes. Já o inhame contém mais potássio que o cará, correspondendo à 17% e 7% respectivamente.

O cará é maior, mais comprido e tem a casca mais “peluda”.
É chamado de inhame nas regiões Norte e Nordeste do país. Já o inhame é menor, mais arredondado e conhecido também como taro.

Preparo

  1. Lave bem o inhame, com uma escovinha.
  2. Coloque em uma panela e cubra com água. Ponha 1 colher (chá) de sal para cada litro de água.
  3. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos ou até perceber que está macio ao espetá-lo com um garfo.
  4. Tire a pele enquanto o inhame ainda estiver morno, ela sairá mais facilmente.

O ideal é consumir o inhame cozido, assado ou no vapor, nunca cru. Mas, é importante lembrar que, apesar de saudável, o tubérculo é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico. Assim, a quantidade recomendada é de apenas uma porção ao dia. Por outro lado, grávidas e lactantes devem evitar o consumo.

No caso destes alimentos ricos em carboidratos, a recomendação é substituir, no lugar de acrescentar. No café da manhã, comer inhame, por exemplo, no lugar do pãozinho francês. Em cada prato, a mesma quantidade: 100 gramas.

Quando descascado, o inhame libera uma viscosidade que contém oxalato de cálcio, composto químico que pode causar reações alérgicas como coceira, irritação e vermelhidão na pele.

Guarde a sopa em potes de vidro pequenos, tomando cuidado para não preencher até a borda. Na hora de congelar a sopa, uma boa dica é recorrer aos potes de vidro pequenos. Eles conseguem conservar melhor a comida e facilitam na hora de descongelar (pois podem ser levados ao micro-ondas).

Coloque todos os legumes em uma tigela com água gelada, depois escorra e seque com papel toalha o máximo que puder, evitando assim a formação de gelo ao congelar. Agora é separar em porções e colocar no freezer.

Existem pelo menos 2 espécies de inhame consumidas no Brasil: o cará e o taro. O cará é o mais conhecido e o mais utilizado no preparo de bolos e pães. Esse tipo de inhame pode, sim, ser ingerido cru nos sucos. Porém, o taro não pode, em hipótese alguma, ser consumido cru!

Inhame traz benefícios para o sangue
Por isso, o sistema sanguíneo é um dos mais beneficiados pelo consumo do tubérculo, e o organismo diminui as chances de desenvolver problemas sérios relacionados à falta dessa substância, como é o caso da anemia.

Apesar de não ter contraindicação, seu consumo na dieta deve ter acompanhamento individualizado para algumas patologias como câncer, problemas renais e síndromes intestinais. Como toda raiz, o inhame é um alimento versátil e pode entrar no preparo de refogados, sopas, caldos, pães, tortas e bolos.

Descoberta de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense revela aliado ao tratamento de diabetes: o Inhame. Fonte de vitaminas e nutritivo, o alimento deve ser consumido moderadamente por diabéticos do tipo 2, por ser rico em carboidrato.

A baba do inhame é responsável por criar irritação e alergia na pele e dificulta o manuseio. Para eliminar a baba do inhame simplesmente descasque ele cru usando luvas, corte como preferir e coloque numa bacia com água até cobrir e um pouco de vinagre (1 a 2 colheres de sopa de vinagre).

Alimentos como batata-doce, macaxeira e inhame tendem a umeder durante a higienização. Por isso, segundo Gabriel Serrano, vale passar uma esponja limpa com água e sabão e, depois de enxaguar, secar com um pano também limpo. A sugestão é por um espaço que tenha água corrente por perto.

É possível que você já tenha ouvido falar que consumir inhame cru faz mal para a saúde. No entanto, essa afirmação não é totalmente verdadeira - apenas o inhame taro (um tipo específico do tubérculo) pode causar sintomas como queimação no estômago ou diarreia caso seja consumido cru e em excesso.

A batata doce tem menos calorias e é mais rica em betacaroteno e vitamina C do que o inhame. O inhame tem ligeiramente mais potássio e manganês. Ambos contêm quantidades decentes de vitaminas do complexo B.