É possível confundir gravidez com cisto?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O cisto funcional ou cisto de corpo lúteo é a certeza de que houve ovulação e com isso uma possível gravidez pode ficar ainda mais próxima de acontecer. Porém, o corpo lúteo também pode ser confundido com algum cisto dermoide pelo seu formato, até pelos médicos.

Por possuírem formatos semelhantes, nódulos e cistos são facilmente confundidos. Ambos podem ser benignos ou malignos e acometer qualquer região do corpo, inclusive os mesmos órgãos, apresentando mais de uma lesão. Os nódulos, assim como os cistos, podem crescer, e se apresentarem em diferentes tamanhos.

O cisto no ovário não causa infertilidade, porém a mulher pode apresentar dificuldades de engravidar em razão das alterações hormonais que podem causar a formação do cisto. Com acompanhamento médico e tratamento adequado, ele tende a diminuir ou desaparecer, facilitando a fecundação.

Pacientes com ovários policísticos geralmente apresentam atrasos menstruais de 2-3 meses e encontram dificuldades para engravidar por falta de ovulação.

Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual.

Caso não consiga ver nada no ultrassom de 5 semanas e tiver um ciclo irregular, é indicado esperar mais alguns dias e não se desesperar, pois é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!

Um teste apresentará um falso positivo somente se você tiver hCG em seu sistema por outro motivo, por exemplo, se esteve grávida recentemente, estiver tomando medicamentos para fertilidade contendo hCG ou se tiver uma condição médica, como alguns raros cistos ovarianos.

Geralmente, os cistos no ovário não causam alterações hormonais nem afetam a fertilidade da mulher. Dentre seus principais sintomas, destacam-se dores abdominais ou na região pélvica, enjoos e vontade de urinar frequentemente – sinais que merecem acompanhamento médico e que são relacionados com cistos volumosos.

Os cistos de teca- luteína desenvolvem-se em consequência da estimulação prolongada dos ovários por gonadotropina coriônica humana (hCG), também ocorre quando a mulher tomou medicamento para indução da ovulação, quando ela está grávida e há presença de uma placenta grande ou quando a mulher tem diabetes a maioria delas ...

Conforme o cisto cresce, os sintomas podem incluir: dor incômoda na parte inferior das costas ou coxas. pressão, inchaço. dor na parte inferior do abdômen.

Gravidez com apenas uma trompa e um ovário é possível
Considerando que o ovário e a trompa existentes são do mesmo lado, as chances de gravidez natural serão praticamente as mesmas, pois a cada mês o ovário seleciona entre os dois ovários qual deles possui o melhor óvulo para a ovulação.

Na mulher que tem os dois ovários, estes alternam de forma aleatória a função de liberar um óvulo maduro para a fecundação todos os meses. Entretanto, quando a mulher tem apenas um ovário, ele mesmo se encarrega de liberar mensalmente o óvulo, ou seja, sob essa perspectiva, as chances de concepção são as mesmas.

Vale esclarecer que ultrapassar a data da menstruação em poucos dias é comum, inclusive para as mulheres com menstruações regulares. Porém, a partir de 15 dias, já é considerado um atraso que necessita ser observado.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual!

Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas.

Ocorre que o consumo de carboidratos simples e açúcares, quando não causam o problema, podem piorar muito essa condição.

Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.

As cólicas são frequentes para quem sofre com cisto no ovário. O problema é que a dor surge por conta de fatores como sangramento, rompimento, e aumento de tamanho do cisto, além de uma colisão durante o ato sexual. Se houver uma torção das trompas de Falópio também podem causar dores abdominais.

O primeiro ultrassom da gestação pode ser realizado já a partir da 5ª semana de gravidez, época em que já possível visualizar o saco gestacional, primeira estrutura identificável de uma gravidez. O saco gestacional costuma estar visível a partir de 4 a 5 semanas de gestação.

No ultrassom transvaginal só vemos o saco gestacional (primeiro sinal de gravidez) com cerca de 5 semanas. No ultrassom realizado por via abdominal é um pouco mais demorado. Os primeiros sinais de gestação só aparecem com cerca de 6 semanas.