É possível comprar soro antiofídico para humanos?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Não. Os soros antiofídicos, que são utilizados de forma gratuita no âmbito do SUS, precisam ficar armazenados e conservados em temperatura de 2 a 8°C e são administrados apenas em ambiente hospitalar, após a avaliação de um médico.

Compartilhe suas ideias ou dúvidas com os autores!

  • 1 Universidade de Brasília, Laboratório de Fauna e Unidades de Conservação - LAFUC/UnB.
  • 2 Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica - ICICT / Fundação Oswaldo Cruz.
  • 3 Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica - ICICT / Fundação Oswaldo Cruz.

A eficácia desse soro antiofídico depende de tempo e dose; ele é mais eficaz para a prevenção de lesão tecidual induzida pelo veneno quando administrado precocemente. Ele é menos eficaz se administrado tardiamente, mas pode reverter coagulopatias, sendo efetivo mesmo quando iniciado 24 h após o envenenamento.

Ir o mais rápido até um hospital ou centro de atendimento médico; Se possível, ficar deitado e manter apenas o membro que levou a picada, como a perna, levantado; Manter-se hidratado.

Lavar o local da picada com água e sabão; ir até o hospital ou posto de saúde mais próximo; ficar deitado e elevar o membro que levou a picada; se possível, e em segurança, tire uma foto da cobra para ser identificada.

Quando uma pessoa e picada por um animal peçonhento, deve procurar socorro através de. soro, que induzirá a formação de anticorpos.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO E APLICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DE MÉDICO VETERINÁRIO.

O soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético, heterólogo e hiperimune, é indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Bothrops (ex: jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara e outras) ou ainda do gênero Lachesis (surucucu pico-de-jaca).

A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo.

O soro anticrotálico, heterólogo e hiperimune, é indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Crotalus (cascavéis).

Infectologista

Qual o especialista correto devo buscar após uma picada de cobra? Infectologista.

A primeira recomendação que nós damos é lavar bem a região com água e sabão.” Segundo Fan, não se deve amarrar o local da picada nem tentar chupar o veneno. “Nenhuma dessas medidas é capaz de impedir a ação do veneno. Não se deve passar nenhum produto nem remédio caseiro.

Torniquetes não impedem a circulação do veneno e ainda aumentam o risco de necrose na região; Fazer cortes ou furos no local da picada para drenar o veneno também não tem nenhum efeito, assim como tentar sugar o veneno.

O tratamento é feito com o soro específico para cada tipo de envenenamento. Os soros antiofídicos específicos são o único tratamento eficaz e, quando indicados, devem ser administrados em ambiente hospitalar e sob supervisão médica.

lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão; aplicar compressa de gelo no local; transportar (em maca) a vítima ao Médico mais próximo, para tratamento (aplicação do soro); e. levar junto a cobra (viva ou morta) para identificação.

Se a mordida não doer e não inchar nos primeiros 30 a 60 minutos, provavelmente a cobra não injetou nenhum veneno. Se a mordida tiver secreção, isso pode ser um sinal de veneno. Após uma mordida venenosa de uma jararaca, você terá: Vermelhidão e inchaço, cerca de 30 a 60 minutos após a mordida.

ATENÇÃO: Não faça, em hipótese alguma, torniquete ou garrete; não fure, corte, esprema ou faça sucção no local da picada; não coloque folhas, pó de café, pomadas, fumo ou urina no local da picada; não tome nem aplique bebidas alcoólicas no local.

Em geral, pode-se dizer que é peçonhenta toda serpente que possuir fosseta loreal ou colorido vermelho, preto, branco (ou amarelado) sob a forma de anéis no corpo e presas situadas na parte anterior da boca.

Os índios mais jovens aprenderam com os antigos o uso eficaz da batata de surucuína contra picadas de cobra. Aprenderam mais com os antigos, sobre a cana do macaco, de cujo talo se extrai um sumo que também é antídoto.

A principal razão pela jararaca ser a 4ª cobra mais perigosa do Brasil é pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.

Sintomas de gravidade:
náuseas ou vômito; suor excessivo; agitação; tremores; salivação; aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Nestes casos, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, mantendo o paciente em repouso, para avaliação da necessidade de aplicação de soro anti-escorpiônico.