É possível comprar diploma?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Você pode comprar diploma superior reconhecido pelo MEC e publicado no Diário Oficial da União. O diploma é confeccionado e homologado dentro da secretaria da instituição, em seguida assinado pelo respectivo reitor e após as devidas publicações enviado ao cliente através dos Correios.

A pena para o crime é de reclusão de 2 (dois) à 6 (seis) anos além de multa, e caso o agente seja funcionário público, e por conta de sua condição se beneficie para o cometimento do crime, a pena pode ser amentada em um sexto.

Comprar o certificado é crime
Antes de mais nada, comprar o Certificado do Ensino Médio é crime previsto no artigo 297 do Código Penal basicamente porque se trata de falsificação de documento público com pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa.

O diploma será válido se a instituição que o emitiu for credenciada pelo MEC e o curso for reconhecido, nesse caso, o diploma emitido terá validade nacional.

A fonte mais confiável para verificar a veracidade do diploma é através do site e-Mec. A consulta é pública e gratuita.

O crime de estelionato prevê pena inferior, de reclusão de um a cinco anos, enquanto a pena do crime de falsificação de documento público ou o seu uso é de dois a seis anos de reclusão. Em relação ao estudo da pena, a falsificação de diploma universitário implica em reclusão de dois a seis anos e multa.

A grande maioria das ofertas encontradas na internet, embora pareçam verídicas, são falsas. É um golpe para conseguir o dinheiro, e não entregar nada, ou entregar algo totalmente falso.

Sendo assim, para comprar o seu diploma do Ensino Médio ou de Universidade conosco você precisa apenas nos fornecer suas informações pessoais:

  1. Nome completo,
  2. Estado,
  3. Foto 3x4,
  4. CPF,
  5. RG,
  6. Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Caso você queira um diploma universitário).

Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente.

Certidões de conclusão de curso têm o mesmo efeito de diplomas e podem ser aceitas para comprovação de requisitos acadêmicos.

O certificado de conclusão de curso é o único documento capaz de substituir um diploma de graduação, ainda que apenas de forma provisória.

A principal vantagem do diploma é o direito de ingressar em um curso de pós-graduação ou mestrado. Já o certificado é um documento concedido que atesta que seu titular participou de algum evento, como conferência, congresso, simpósio, ciclo de estudos, palestras, entre outros.

Principais cuidados com o diploma: não molhar, não plastificar, não perfurar, grampear ou prendê-lo com clipes, não colar adesivos, não deixá-lo exposto ao sol, evitar contato com areia, umidade e produtos químicos, evitar atritos e contato com superfícies que possam danificá-lo.

Empresas e instituições de ensino vão além na lista de documentos e pedem o histórico escolar como subsídio para avaliar o desempenho geral dos candidatos. Ou seja, aquelas notas do segundo grau e da faculdade, perdidas no passado distante, têm mais importância do que se imagina.