É possível comer ovo de cobra?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

No Oriente as pessoas comem ovos de cobra na China, Taiwan, Japão, Vietnã e Kampuchea.

É um ovo com um formato bem peculiar, além de serem macios e moles. Existem espécies de cobras que colocam ovos de forma irregular, isto é, sem proporção exata no seu formato. Nesse caso, as diferenças se tornam ainda mais visíveis, se comparamos com os ovos de outros animais ovíparos existentes no mundo.

As cobras põem seus ovos pela cloaca.

Há cerca de duas semanas o condomínio residencial Bella Vittà, no Jardim Montecatini (zona leste), tem quatro novos e peculiares moradores: galinhas-d'angola, que serão usadas como predadoras naturais para insetos que vivem por lá como formigas, aranhas, baratas e escorpiões, entre outros animais como ratos e cobras.

Quando estão em cativeiro, sua fonte de alimento mais saudável são camundongos ou ratos vivos, congelados e descongelados. Você pode criar a sua própria presa para sua cobra ou comprá-la em uma loja de animais.

Crias de cobra não necessitam dos cuidados da mãe, então elas abandonam os ovos assim que os põem. O número de ovos chocados depende de espécie para espécie, mas pode ir até aos 100 de uma só vez.

A filmagem mostra a serpente, da espécie Dasypeltis Medici, envolvendo o que parece ser um ovo de galinha na boca, sem quebrar a casca. O réptil engole lentamente o ovo e, eventualmente, coloca tudo em sua garganta.

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

Mabuya é nome dado a um gênero de lagartos de cauda longa encontrado nas Américas do Sul e Central. Eles são majoritariamente carnívoros, embora alguns sejam onívoros e dão à luz a seus filhotes, portanto, não botam ovos.

A gestação de uma cobra pode levar até oito meses e o número de filhotes depende da espécie. No ano passado, por exemplo, uma sucuri criada no Instituto Butantan deu à luz 17 cobrinhas – se achou muito, saiba que esta espécie pode chegar a ter 30 filhotes de uma vez!

As cascavel são vivíparas e, portanto, o desenvolvimento embrionário ocorre dentro de ovos que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea. A gestação dura de quatro a cinco meses e uma fêmea pode gerar de 6 a 22 filhotes numa mesma ninhada.

Os sacos de ovos são amarelos ou bege e são cobertos por pequenos espinhos de seda. A aranha marrom apresenta corpo extenso e patas compridas. Distinguem-se pelo desenho parecido com um violino preto nas costas, e ao contrário de grande parte das aranhas, apresentam apenas seis olhos.

Alguns dos ovos são em formato espiral com uma casca grossa e resistente aos predadores, outros são pequenas bolsas do tamanho da palma de uma mão, também conhecidos como "bolsa de sereia". Os ovos ficam escondidos em lugares seguros, como rochas ou algas, longe de perigos e espécies dominantes.

Os felinos, incluindo os gatos domésticos, podem ser muito eficazes para afastar as cobras. Os gatos selvagens ou de ruas e até mesmo aqueles que vivem dentro da casa e passam muito tempo no quintal irão vagar ao redor da área de sua propriedade à procura de presas.

E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.

Pegue uma lata de café ou achocolatado e faça alguns furos nas laterais. Encha com bolinhas de naftalina e com cápsulas de canela e feche. Coloque nos locais que deseja afastar as cobras. Essa é a opção mais sensata para quem tem crianças ou animais de estimação e não os quer expostos às naftalinas.

O acauã, o carcará, o gavião-preto, a águia-cinzenta e o carrapateiro predam animais peçonhentos, principalmente jararacas e cascavéis.

No Vietname, país de consumidores que adoram pratos à base de cães, gatos e répteis, a cobra é uma especialidade culinária.