É possível clonar um celular pelo IMEI?

Perguntado por: omoreira6 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Não… Não é possível dizer que dos dois aparelhos, o primeiro a usar um determinado código IMEI é o verdadeiro. Um aparelho pode ser clonado antes mesmo de ser colocado à venda, dentro da caixa (já que o código fica exposto).

O IMEI é apenas um código identificador de um dispositivo, e, por isso, não pode ser utilizado por pessoas comuns para rastrear um aparelho celular, independentemente de o aparelho estar conectado a uma rede móvel ou Wi-Fi.

Como saber se o celular foi clonado pelo IMEI
Para descobrir o IMEI do seu dispositivo, abra o discador e digite *#06#, ao terminar de digitar ele abrirá uma janela com o código do seu celular. Coloque o número do IMEI no site e clique para pesquisar.

Como ocorre a clonagem de celular
Há pelo menos três formas de o golpe ser aplicado. Uma delas é chamada de SIM Swap ou troca do chip SIM, mas também há o golpe pelo número do IMEI ou a instalação de um aplicativo espião no aparelho.

Outro ponto importante é que muitos celulares possuem dois números IMEI. Um referente a cada slot de chip. Nesse caso, você deve fazer o bloqueio de ambos.

O IMEI está visível na nota fiscal da compra do aparelho; na etiqueta colada no aparelho, que é avistada ao retirar-se a bateria; ou ainda para determinados aparelhos celulares, na tela do telefone ao digitar o código *#06#.

Como o nome indica, criminosos “duplicam” a linha telefônica e as informações do smartphone da vítima para outro celular. Isso pode acontecer a partir do seu chip e IMEI, ou com um app espião. Assim, golpistas têm acesso à sua agenda de contatos, credenciais em redes sociais e mensagens pessoais, por exemplo.

Quer saber como rastrear celular Android, iOS ou Windows Phone pelo IMEI? É simples, basta ir até a polícia e fazer um boletim de ocorrência. Dessa maneira os profissionais conseguirão autenticar o dispositivo na rede.

Trata-se de uma escolha do próprio usuário. Já os códigos *#21# ou ##002# são para checagem de informações da operadora ou contratação de serviços na linha.

Aplicativos desconhecidos começam a aparecer; As configurações do seu telefone mudam misteriosamente; O telefone reinicia sozinho, pode não desligar ou começa a agir de maneira bizarra; Compras que você não fez aparecem no seu cartão de crédito.

Uso do WhatsApp Web
Sendo assim, se estiver desconfiado de que seu WhatsApp foi clonado pelo computador, vá até a aba “WhatsApp Web” dentro do seu aplicativo e veja as sessões que estão ativas. Se não reconhecer o aparelho que está conectado, clique para encerrar a sessão e removê-lo.

Um WhatsApp é clonado quando um cibercriminoso toma posse da conta da vítima sem ela ter conhecimento. Os golpistas ganham acesso à conta real do usuário no mensageiro em outro celular, e conseguem receber e enviar mensagens aos contatos pelo WhatsApp da vítima.

Alguém pode invadir meu telefone remotamente? Sim, é possível hackear um telefone remotamente, mas isso é raro. A invasão de um telefone requer uma combinação de técnicas sofisticadas e a exploração de vulnerabilidades de segurança no sistema operacional ou nos aplicativos do dispositivo.

Saiba mais sobre o IMEI 1 e o IMEI 2
Os smartphones Pixel que podem usar tanto chips quanto eSIM têm dois números IMEI, um para cada tipo de chip. Saiba quais smartphones Pixel podem usar os dois tipos de chips.

A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula o núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.

Qualquer operadora pode bloquear celular pelo IMEI. Se o aparelho for da Vivo, por exemplo, basta digitar *8486 de um celular Vivo ou 1058 de qualquer aparelho telefônico.

Em condições normais, o processo de bloqueio do IMEI pode levar até 48 horas. É importante lembrar que, se o dispositivo for roubado ou perdido, o dono deverá entrar em contato com a operadora para solicitar o bloqueio do IMEI o quanto antes. Isso é necessário para evitar que o aparelho seja usado indevidamente.

Utilize apps de rastreio
Se você recebe muitas ligações de números privados ou aqueles em que só aparece “00000”, pode contar com essa alternativa. Entre os aplicativos com essa finalidade, estão: Truecaller, disponível para Android e iOS; Whoscall, disponível para Android e iOS.