É possível chorar no espaço?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

1 – Chorar. As lágrimas no espaço se comportam de maneira totalmente distinta por causa dos efeitos da microgravidade. Elas estão longe de serem um alívio para as dores de qualquer astronauta. Se não forem enxugadas, viram uma espécie de bolha líquida que fica flutuando.

O que acontece com o corpo de um astronauta quando ele está no espaço? Estar sob gravidade zero na EEI (Estação Espacial Internacional) deve ser divertido, rodopiando para lá, flutuando para cá. Mas, depois de alguns dias, os efeitos começam a aparecer na massa muscular, no paladar e até nos ossos do astronauta.

US$ 5.150 - US$ 9.324
Veja todos os salários de Astronauta para comparar esse valor com o mercado.

Os russos, por exemplo, desde 1986 preferem utilizar a prata. Já os americanos utilizam o iodo para reciclar a urina dos tripulantes e transformá-la em água potável. Para beber água no espaço, os americanos esquecem a rixa com os russos e filtram também o xixi dos seus antigos rivais.

Chorar: Tecnicamente é impossível chorar no espaço porque as lágrimas simplesmente não escorrem! Esse efeito acontece por conta da gravidade zero, que acaba criando uma espécie de bolha, que cresce até sair flutuando!

O astronauta, homem ou mulher, deve sentar no vaso colocando sobre as coxas barras de estabilização, as quais estão ligadas as laterais do vaso sanitário. No momento da evacuação, como no caso da urina, e ligada à sucção que 'puxa' as fezes para o interior do vaso. Elas depois são eliminadas no espaço", comenta Thais.

A famosa imagem expansiva mostra quase 10.000 galáxias de diferentes idades, tamanhos, formas e cores. Na astronomia, olhar mais longe se traduz em observar o passado porque a luz e outras formas de radiação demoram mais para chegar até nós.

Chris Hadfield, comandante da expedição, revelou que, como não há uma pia ou maneira de descartar a espuma, os astronautas precisam engolir a pasta de dente toda vez que fazem a higiene bucal (veja o vídeo, em inglês). Como a pasta é comestível, Chris explicou que ela não faz mal aos astronautas.

Ah, e que saber quantas pessoas estão no espaço agora? São três: o norte-americano Scott Tingle, o japonês Norishige Kanai e o russo Anton Shkaplerov. Eles estão no espaço desde 17 de dezembro de 2017, quando partiram umo à Estação Espacial Internacional para participar das Expedições 54 e 55.

O lixo espacial representa mais perigo para satélites ativos e naves espaciais tripuladas no espaço (e futuras expedições espaciais) do que propriamente aos habitantes da Terra, pois, ao entrar em contato com a atmosfera, grande parte dos destroços é queimada e destruída.

O espaço é extremamente frio, mas sua temperatura varia amplamente, dependendo da região do universo e da proximidade de fontes de calor, como estrelas.

Nenhum astronauta se perdeu no espaço. Nem mesmo cosmonautas (a menos que você acredite em teorias da conspiração). Agora, se você me falar sobre astronautas e cosmonautas que morreram no espaço, a lista é muito real.

Não há dúvida de que o espaço é um lugar extremamente perigoso, mas poucos viajantes espaciais realmente morreram lá. Desde meados do século 20, cerca de 30 astronautas morreram enquanto treinavam ou estavam em missões espaciais.

Dwight D. Eisenhower

Até o momento, somente dois brasileiros já viajaram ao espaço.

Desde o voo pioneiro de Yuri Gagarin em 1961, 566 seres humanos, homens e mulheres, já foram ao espaço.

Inicialmente, deve-se esclarecer que os astronautas não tomam banho no Espaço. Quem fala sobre isso é o autor do livro The Ordinary Spaceman, Clayton C. Anderson, que passou 152 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo consta no livro, em vez de chuveiros, a limpeza corporal é feita com toalhas umedecidas.