É possível cancelar o pagamento de um boleto?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Para cancelar o pagamento de um boleto, é fundamental agir com rapidez. Primeiramente entre em contato com a instituição emissora do boleto, seja por telefone, e-mail ou presencialmente. Informe os detalhes do boleto, como número, valor e data de vencimento.

Para realizar o cancelamento do pagamento, você deve seguir a seguinte rota: Menu > Contas a Pagar > Incluir e Alterar > Alterar ou Excluir. Após excluir a inclusão você deve autorizar esta inclusão através da rota: Menu > Contas a Pagar > Autorizar > Alterações ou Exclusões.

Agora, se o pagamento da fatura está agendado para uma data futura, você pode cancelar desta forma:

  1. Abra o App BB e acesse sua conta;
  2. Na opção Menu, clique em Cartões;
  3. Selecione a opção Pagar fatura;
  4. Clique em Cancelar agendamento da fatura.

Isso significa que, caso o comprador se arrependa da compra por qualquer motivo e você precise efetuar o cancelamento do boleto, nenhuma tarifa será debitada da sua conta. E mesmo o boleto sendo registrado, não há protesto automático desta cobrança.

Mas, afinal, como saber se o boleto foi pago? A informação só vai ser atualizada a partir da confirmação do pagamento por meio da instituição bancária. E na maioria dos casos, é preciso esperar, no mínimo, 24 horas até que seja realizado o processamento do pagamento.

Na sua conta do Mercado Pago, acesse a opção Atividade e selecione, nos pagamentos aprovados, o que você quer estornar. Você tem a possibilidade de buscar por nome ou data. Depois de encontrá-lo, basta escolher a opção Devolver dinheiro e inserir um valor.

No caso de boletos agendados, você acessa o seu aplicativo internet banking, acesse a área “agendamentos”, clica em “cancelar agendamentos”.

Você não será penalizado por pagar em duplicidade. Além disso, a empresa tem a obrigação de devolver o valor pago a mais! Se o erro tiver sido do estabelecimento, a opção mais comum é que o dinheiro pago a mais seja revertido em crédito para sua fatura seguinte ou em compra.

Como cancelar um agendamento na conta do Nubank?

  1. Entrar no painel da conta e deslizar a tela de baixo para cima;
  2. Na linha do tempo, toque no pagamento que você deseja cancelar;
  3. Então, toque em “Cancelar Agendamento” para confirmar.

Desde 2018, quando o sistema bancário de cobranças foi implantado, os boletos são registrados e isso não permite que um mesmo título seja pago duas vezes.

Quando ele será devolvido? Não se preocupe! Se tudo estiver certinho¹, o BB faz um estorno provisório do valor que você contestou, num prazo que varia entre 2 e 5 dias após a abertura da ocorrência. Nos casos de desacordo comercial, o prazo começa a contar após o banco validar a documentação enviada.

Qual é o horário da compensação de boletos? O boleto possui um prazo de compensação de até 72 horas, ou seja, 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Mas isso depende tanto do horário do pagamento ou depósito, quanto da instituição financeira.

Acesse sua conta; Clique em “Extratos e Relatórios” e depois em “Extrato de transações”; Selecione a transação que vai fazer o estorno; Clique em “Devolver dinheiro ao comprador”.

Sustação e Suspensão. O que é a sustação do protesto? É uma medida concedida ao devedor através de uma ação judicial (Tutela de Urgência e Evidência) para que o Tabelião não proteste o título ou documento de dívida até a decisão da ação, ficando o Tabelião com a guarda do título.

Uma das principais dúvidas dos consumidores de produtos e serviços é se é possível pagar um boleto vencido há mais de 30 dias ou até mesmo 60 dias. Independente do tempo de vencimento a quitação do boleto pode ser realizada.

O que acontece é que após este prazo ela não pode mais gerar negativação. Isso significa que o devedor deixa de ter o “nome sujo” por conta daquele pagamento em aberto. Mesmo assim, a dívida ainda pode ser cobrada informalmente. Lembrando que, dia após dia, ela aumenta com multas e juros.

Como saber se o pagamento foi compensado? A maneira mais prática é entrar em contato com a instituição que gerou o boleto e verificar se o pagamento foi compensado. Mas também é possível verificar por meio do aplicativo da instituição bancária.

Ao enviar o boleto para outra pessoa pagar, não tem como rastrear quem pagou. Você precisaria de um boleto identificado pra isso.