É possível aumentar a memória RAM de um celular?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O RAM Plus é um recurso de software que ajuda a estender a memória RAM do celular Android com uma parte do espaço livre de armazenamento. A função está disponível em modelos da Samsung e da Xiaomi, mas depende de atualizações do sistema para aparecer nos aparelhos.

O papel de parede animado é um recurso de personalização do sistema queridinho de muitos usuários Android. No entanto, ele pode ser um dos principais responsáveis pela lentidão do seu aparelho. Assim como os widgets, consomem espaço da memória mesmo quando o smartphone não está sendo usado.

6 GB a 8 GB no mínimo
Se você costuma trabalhar em várias tarefas ao mesmo tempo, como responder e-mails, editar documentos e usar aplicativos de produtividade, considerar 6 GB a 8 GB de RAM seria uma escolha sábia. Isso garante que o celular mantenha o desempenho mesmo quando vários aplicativos estiverem abertos.

Como liberar a memória RAM do seu celular Android

  1. Desative aplicativos desnecessários. ...
  2. Limpe o cache dos aplicativos. ...
  3. Abandone os papéis de parede animados. ...
  4. Desative a sincronização de apps. ...
  5. Desativar a atualização automática de aplicativos. ...
  6. 6 formas de usar seu smartwatch para ser mais produtivo no trabalho.

Entre tantas inovações, uma que vêm agradando o público é o RAM Plus, um sistema que permite a expansão da memória RAM no celular do usuário. Fazendo com que o aparelho não trave e funcione de forma ágil e fluída. O Olhar Digital traz informações e curiosidades sobre essa tecnologia que chegou para ficar.

64 GB

Para os padrões atuais, é recomendável adquirir um celular que tenha, no mínimo, 64 GB de armazenamento, mas 128 GB (ou mais) é o número ideal.

16 GB é a quantidade recomendada de RAM para jogar a maioria dos jogos e proporcionará um notável aumento de desempenho em relação a 8 GB.

O Android Booster é um aplicativo gratuito para Android com duas funções básicas: ele promete otimizar a memória do smartphone com apenas um toque e melhorar o desempenho da bateria para durar mais tempo sem precisar recarregar.

Memória RAM
É ela que garante como o processador vai “aguentar o tranco” do smartphone. Afinal, de nada adianta ter um processador avançado sem RAM. Ela é a responsável por armazenar os arquivos e programas que estão sendo processados.

Uma memória RAM cheia é razão para entrar em pânico? Depois de um tempo, sua memória RAM enche com os aplicativos que você usa com mais frequência. Em seguida, precisa ser parcialmente esvaziada para poder iniciar outros apps. A questão é que o Android faz isso automaticamente quando necessário.

32 GB. Pode parecer pouco, mas um celular com 32 GB de memória atende bem às demandas de quem não usa muitos apps no dia a dia. Aparelhos com 32 GB costumam ser mais em conta e menos tecnológicos.

Harmony OS 2.0 é mais leve, consome menos RAM e espaço.

Um bom celular deve ter um processador rápido e uma quantidade adequada de RAM para garantir um desempenho suave e sem atrasos. Isso permite que o dispositivo execute aplicativos e jogos com rapidez e responsividade. Hoje em dia, 6GB RAM já é considerado o mínimo na maioria dos aparelhos.

Na parte inferior do painel de “Memória” toque em “RAM Plus” e escolha a quantidade de RAM que o aparelho poderá utilizar. No caso do Galaxy A53 5G é possível ativar 2, 4, 6 ou 8 GB. Ao escolher a quantidade que deseja para o celular, o dispositivo terá que ser reiniciado.

Acesse o menu de Configurações do celular e desça a barra de rolagem até chegar em Assistência do Aparelho e Bateria. Passo 2. Toque em Memória para acessar as opções de RAM Virtual. Em celulares da Samsung, ela é identificada como RAM Plus e, ao tocar na opção, aparecerá o menu para ativação do recurso.

Você apenas precisa entrar em Configurações (ícone da engrenagem) > Sistema > Desempenho > Otimização de RAM e ativar a função.