É possível atingir a velocidade da luz?

Perguntado por: ocarvalho3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Podemos chegar à velocidade da luz? Apesar de parecer uma experiência incrível, a viagem na velocidade da luz é impossível para nós. Isso porque de acordo com a teoria geral da relatividade de Einstein, quanto mais rápido um objeto se move, mais a sua massa aumenta.

Última atualização em 21 de junho de 2021 às, 13h58. Pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, local conhecido por projetar ogivas nucleares nos Estados Unidos, conseguiram superar a velocidade da luz utilizando laser através de plasma.

Nunca podemos atingir a velocidade da luz. Ou, mais precisamente, nunca podemos atingir a velocidade da luz no vácuo. Ou seja, o limite de velocidade cósmica final, de 299.792.458 m/s, é inatingível para partículas massivas e, simultaneamente, é a velocidade que todas as partículas sem massa devem viajar.

No entanto, ainda não há tecnologia suficiente para fazer a viagem no tempo, e muitos cientistas argumentam que ela pode ser impossível devido a limitações físicas fundamentais. Em resumo, atualmente não há nenhuma maneira conhecida de voltar ao passado, e é improvável que isso seja possível no futuro próximo.

A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a suposta tecnologia capaz de possibilitar (ou resistir) a viagem.

Einstein propôs que nada pode se mover mais rápido do que a luz no vácuo, ou seja, a velocidade de 300.000 km/s seria a velocidade máxima que um corpo ou uma onda poderia atingir. De acordo com Einstein, a velocidade da luz, num determinado meio, é constante para qualquer que seja o referencial adotado.

Na física moderna, a luz é relacionada como a coisa mais rápida no universo, e sua velocidade no espaço vazio como uma constante fundamental da natureza. A velocidade da luz no vácuo é definida atualmente a ser exatamente 299.792.458 m/s.

"A velocidade máxima para tudo no nosso Universo tem um valor: 300 mil quilômetros por segundo", disse o físico teórico britânico Jim Al-Khalili ao programa de rádio da BBC Os Casos Curiosos ...

Para a velocidade da luz, 299.792.458 m/s, os cálculos de dilatação do tempo levam a uma divisão por zero, o que os matemáticos chamam de indeterminação. No entanto, a mesma teoria da relatividade restrita prevê que partículas dotadas de massa não podem atingir a velocidade da luz.

A sonda Parker Solar Probe da NASA estabeleceu novos recordes para um objeto feito pelo Homem ao atingir uma velocidade de 532 mil km/h e uma distância do Sol de apenas 10,4 milhões de quilómetros.

A velocidade que os olhos processam uma informação
Por mais incrível que possa parecer, os nossos olhos processam 36.000 bits de informações por hora, mais rápido que a velocidade de uma aeronave.

365 dias

Como se define um ano-luz? De acordo com a Nasa, um ano-luz é "a distância que a luz percorre em um ano terrestre". Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias).

Enquanto a luz viaja a uma velocidade de 300.000 quilômetros por segundo, o pensamento é virtualmente instantâneo na sua propagação. O pensamento é mais sutil do que o éter, o meio condutor da eletricidade.

Se algum objeto pudesse chegar à velocidade da luz, sua massa seria infinita. Nessa situação, seria necessária uma força igualmente infinita para acelerar nosso objeto – mas nem o Universo inteiro tem tanta energia. A luz, claro, só alcança sua estonteante velocidade porque não tem massa.

Os viajantes no tempo não conseguiriam viajar para antes da criação da “máquina”. E pior: a construção desta máquina dependeria da nossa capacidade de manipular campos gravitacionais — algo que em teoria, pode ser possível, mas na prática, ainda é muito distante de nós.