É possível ao réu recorrer diante de uma sentença absolutória?

Perguntado por: acortes9 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Assim sendo, tanto os efeitos cíveis provocados pela sentença absolutória criminal, tanto quanto os morais e sociais, podem ser considerados como uma possibilidade de sucumbência. Dessa forma, o réu absolvido em face dos incisos, II, III, IV ou VI, desde que presente a sucumbência, poderá interpor recurso de apelação.

Os efeitos da sentença absolutória
mandar, se for o caso, pôr o réu em liberdade; ordenar a cessação das medidas cautelares e provisoriamente aplicadas; aplicar medida de segurança, se cabível.

593 , INCISO I DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL , O RECURSO CABÍVEL CONTRA A SENTENÇA CONDENATÓRIA CRIMINAL É A APELAÇÃO : ART.

A sentença penal absolutória faz coisa julgada no juízo cível, nos casos em que o juízo criminal afirma a inexistência material do fato típico ou exclui sua autoria, tornando preclusa a responsabilização civil, bem como na hipótese de reconhecida ocorrência de alguma das causas excludentes de antijuridicidade.

Declaratória (ou absolutória): São as que não reconhecem a pretensão punitiva, negando sua concretização. Esse tipo de sentença pode ser dividida em; absolutória própria, quando não há qualquer sanção ao acusado; e absolutória imprópria que impõem medida de segurança.

pode, por critérios de conveniência e oportunidade, deixar de promover a ação penal. pode sempre apelar de sentença absolutória, ainda que se trate de sentença proferida em processo por crime de ação penal privada exclusiva.

Também será inadmissível a promoção de revisão criminal pro societate em situações que se objetivam a rever a sentença absolutória, eis que existe a proibição de reforma prejudicial ao réu. b) Sentença Absolutória imprópria: medida de segurança ao réu inimputável, com o trânsito em julgado.

SENTENÇA CONDENATÓRIA CONTRÁRIA AO TEXTO EXPRESSO DA LEI
A contrário “sensu”, a lei processual penal não prevê a possibilidade de revisão criminal, baseados em elementos jurisprudenciais.

Significa que um juiz ou uma juíza reconheceu a inocência do réu e encerrou o processo.

Absolvição com fundamento nos incisos IV e V do artigo 386: Se a sentença absolutória concluir que está provado que o acusado não concorreu para a infração penal, descabe a propositura de ação civil.

Lançada a decisão absolutória, nela deverá constar, obrigatoriamente, seu fundamento, que será por um dos incisos desse dispositivo. A absolvição pode se verificar ou porque está provada a inexistência do fato imputado e descrito na denúncia, ou porque não há prova da existência desse fato.

Após todo o trâmite e deferida a sentença pelo juiz, se alguma parte não concordar com o resultado, terá direito ao recurso. Esse recurso, é de motivação livre, pois só depende da vontade de uma das partes para acontecer.

Condenado a quase 18 anos pode recorrer em liberdade, decide TJ-MG. Ao se considerar o réu como culpado antes do trânsito em julgado da condenação, viola-se, de forma substancial, a presunção de inocência, princípio constitucional elementar ao processo penal.

direito de recorrer da sentença a um juiz ou tribunal superior”. A possibilidade de se recorrer de uma sentença decorre, principalmente, da falibilidade humana, pois por mais preparado que seja um juiz, ninguém está isento de interpretar erroneamente a prova dos autos.

Entretanto, existem exceções nas quais a sentença penal absolutória pode sim vincular a esfera cível, são elas: Quando a absolvição criminal for fundamentada em excludentes de ilicitude. Quando a absolvição estiver fundada na inexistência do fato ou restar provado que o réu não concorreu para a infração penal.

257, II, do Código de Processo Penal, o qual prevê que ao Ministério Público cabe fiscalizar a execução da lei. Ao Ministério Público, no entanto, não se estende a possibilidade de recorrer em favor do querelante nas hipóteses em que o querelado for absolvido (quando a ação penal for exclusivamente privada).

Na sentença absolutória, o juiz: I - mandará, se for o caso, pôr o réu em liberdade; II – ordenará a cessação das medidas cautelares e provisoriamente aplicadas; III - aplicará medida de segurança, se cabível.

As escusas absolutórias são causas excludentes da punibilidade previstas no Código Penal brasileiro, é o caso, por exemplo da absolvição de um filho que furta coisa móvel pertencente ao seu pai. A consequência jurídica sob o ponto de vista teórico, varia conforme a corrente da dogmática penal adotada.