É possível antecipar passagem de ônibus?

Perguntado por: ebarbosa5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Você pode remarcar a passagem de ônibus não utilizada no prazo de um ano da primeira emissão. Essa remarcação pode ser feita a qualquer momento, contanto que o destino seja o mesmo. Você pode também cancelar a viagem e pedir reembolso para a companhia rodoviária.

11. Durante a pandemia, as companhias aéreas nacionais não estão cobrando multa para alteração de voos. Caso o seu voo tenha sido cancelado, você poderá remarcar a viagem sem pagar nada. Se o voo estiver confirmado, você será cobrado da diferença de tarifa entre o voo original e a nova viagem.

No caso de viagens interestaduais
Isso significa que é possível fazer a remarcação da data da viagem, mas apenas para a mesma viação e o mesmo itinerário já comprado. Só é possível remarcar a viagem no próprio guichê.

Como sei se posso remarcar minha passagem? Você pode verificar se sua passagem permite remarcações no comprovante que enviamos ao seu email no momento da compra ou na seção Minhas viagens em nosso site. Em Minhas viagens você pode conferir também o custo da remarcação, selecionando uma nova data e voo para sua viagem.

13 da Resolução nº 4282/2014, antes de configurado o embarque, o passageiro terá direito ao reembolso do valor pago pelo bilhete, em até 30 (trinta) dias do pedido, bastando para tanto a sua simples declaração de vontade por meio de formulário fornecido pela transportadora.

Sim. Conforme a Lei Estadual nº 11.993/03, é possível solicitar a rescisão da passagem ou a revalidação para outro horário ou data, desde que o pedido seja feito até três horas antes do início da viagem.

Tarifa Promo: 100% da tarifa; Tarifa Light: 80% da tarifa; Tarifa Plus: 60% da tarifa; Tarifa Max: não há a cobrança de multa.

Em resumo, as regras são essas abaixo: Tarifa Max: Gratuita para qualquer horário no mesmo dia do voo original. Tarifa Plus: Antecipação gratuita e deve ser feita até 6 horas antes do voo original. Tarifa Light: Antecipação custa R$ 100,00 (jan/2023) e deve ser feita até 6 horas antes do voo original.

Acesse o site da companhia e localize o voo inicial
Para fazê-la, o mais indicado é que você entre no site da própria companhia aérea e solicitar a alteração. No caso da Azul Linhas Aéreas, você deve buscar pelo item “Minhas reservas”, no menu superior da tela.

ALTERAÇÕES E CANCELAMENTOS DAS PASSAGENS:
O “CLIENTE” deve solicitar a alteração do nome, data ou horário de embarque, diretamente ao guichê da empresa de ônibus, por telefone ou presencialmente com antecedência mínima de 3 (três) horas do horário estabelecido para embarque.

Se o atraso da viagem for culpa da empresa de ônibus e durar mais de 3 horas, o passageiro tem o direito de receber alimentação paga pela empresa de ônibus. Se a viagem não acontecer no mesmo dia, a empresa deve fornecer hospedagem.

Posso cancelar minha passagem? No caso de você ter comprado sua passagem e não poder viajar, você pode realizar o cancelamento da mesma, dirigindo-se diretamente aos guichês da rodoviária de origem, com no mínimo 03 horas de antecedência em relação ao horário de partida do ônibus.

Reembolso por desistência do passageiro
A primeira é que a desistência da passagem aérea deve ser feita em até 72 horas após a compra, a contar do recebimento do comprovante. A segunda é que essa desistência precisa ser feita com pelo menos 7 dias de antecedência em relação à data de embarque.

Não existe um limite de vezes para a remarcação da passagem desde que não ultrapasse a validade de 1 ano para esse procedimento. Para a solicitação da remarcação ou troca para terceiros é necessário comparecer até o guichê da companhia.

Se a responsabilidade do atraso for de outros voos que comprometeram o seu embarque inicial, a companhia tem a obrigação de te colocar no próximo embarque sem a cobrança de taxas e custos adicionais.

Tais políticas se baseiam na Resolução 138/2010 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que proíbe a transferência de passagem aérea por ser considerada pessoal e intransferível.

Os passageiros conseguem antecipar voo na Azul de forma gratuita utilizando o aplicativo da companhia ou no próprio aeroporto por meio do totem de autoatendimento e no balcão de check-in da empresa. O voo pode ser antecipado, desde que mantenha a mesma origem, destino e conexão, sem alteração de aeroportos.