É possível amar uma pessoa a vida inteira?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

É, no entanto, também a ciência que sugere que, sim, para além de qualquer cinismo, o amor pode sim ser duradouro – e é isso que a psicóloga Sue Johnson defende.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

Porém é, sim, possível para algumas pessoas. Digo algumas porque nem todas as pessoas têm a capacidade de amar incondicionalmente, sem a dependência de fatores externos para validar constantemente seu sentimento.

Você nunca vai se esquecer do seu primeiro amor! De acordo com experts em relacionamentos ouvidos pela revista norte-americana Bustle, há inúmeras razões pelas quais seu first love é inesquecível para você: "O primeiro amor costuma gerar conexões emocionais muito fortes", explica David Bennett.

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.

Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

Amor tem 5 fases, mas casais desistem na metade, diz psicólogo

  • fase - Paixão. Essa é a parte mais envolvente do relacionamento. ...
  • fase - Comprometimento. Nesse momento, a relação ganha a sensação de solidez e calmaria. ...
  • fase - Desilusão. ...
  • fase - Amor real. ...
  • fase - Transformação.

A amígdala irá detectar esse contexto de emoções e gerar o envio de neurotransmissores ao hipocampo, incorporando-o, assim, em nossas memória como um fenômeno de fixação. Este acontecimento explica o porquê, mesmo depois de um longo período de tempo, as sensações e lembranças voltam com tanto frescor ao nosso corpo.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.

O homem que te ama de verdade entende quem você é e não pede que você mude. Ele ama a pessoa que você é e não a pessoa que ele acha que você será no futuro. Ele se sente agradecido de estar ao seu lado.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Mesmo se algo deu errado ou alguém cometeu um equívoco, teoricamente é possível afirmar que o amor existiu antes e depois da infidelidade, mesmo que não estivesse presente ao consumá-la. Há indícios científicos de que é possível amar mais do que uma pessoa ao mesmo tempo.

Um amor verdadeiro nunca termina, mesmo que haja voltas e voltas no mundo, permanecem no mesmo lugar. O verdadeiro amor não tem final feliz, porque o amor verdadeiro nunca acaba. O amor não desfalece, não morre, nunca acaba. Mas pode ser ignorado, rejeitado, negligenciado e substituído.

6 anos de idade

Os primeiros sentimentos amorosos podem aparecer tão cedo como os 5 ou 6 anos de idade e desenvolvem-se à semelhança de muitas outras áreas da criança, quando uma “coisa” que se chama curiosidade bate à porta como bateu com tantos outros estímulos que permitiram que ela se desenvolvesse.

O apego ao passado prejudica a vida presente. A pessoa apegada espera os eventos ruins que vivenciou se repetirem, por isso, vive armada e na defensiva.
...
Passo a passo para seguir em frente

  1. Perdoe. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Ressignifique. ...
  3. Enfrente medos. ...
  4. Faça novos planos. ...
  5. Aproveite o momento presente.

Não é incomum vermos pessoas que se amam intensamente, mas não funcionam juntas. Porque o amor sozinho não basta. Mesmo existindo amor muitas vezes coexistem as crises, conflitos e desentendimentos constantes, culminando em um amor disfuncional.

Um amor verdadeiro nunca termina, mesmo que haja voltas e voltas no mundo, permanecem no mesmo lugar. Se um amor acabar, não chores. É a chance que tens de recomeçar a amar alguém que realmente te mereça. E assim, poder recomeçar.