É possível amar e odiar ao mesmo tempo?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A resposta é sim. Há uma contradição entre amar e odiar. Porém, e nem por isso, quem tem raiva e inveja, não deseja o que despreza. A continua convivência com uma pessoa que se ama pode ser cruel na manutenção de uma relação.

Certamente existe uma relação muito forte entre amor e ódio, pois é fácil entender que o ódio é o sentimento mais próximo do amor que existe, uma vez que só somos capazes de odiar a quem um dia muito amamos, sendo, portanto bem tênue a linha que separa esses dois sentimentos tão conflitantes.

A relação amor e ódio, portanto, compreende uma correspondência e uma identificação entre esses dois elementos. Odeia-se algo que, de algum modo, se considera, admira ou que já tenha sido produto de uma relação amorosa anteriormente de forma mais objetiva.

Considerando tudo isso podemos dizer que sim, é possível odiar uma pessoa que tanto se amou, principalmente se o sentimento foi interrompido por uma grande decepção. Desse modo, um indivíduo que descobre um caso de infidelidade do seu par, por exemplo, pode ver o amor que sentia se transformar em ódio.

Quando você ama, há o risco de odiar. Uma vez me disseram que o lugar em que alguém está pensando em você, é o lugar para onde você deve voltar. Haverá situações em que sozinho você será aniquilado, mas com a ajuda dos seus amigos, as coisas vão se resolver.

Amar é querer, desejar estar junto, ter o objeto próximo de si: incorporar, reunir num só corpo, fusionar. Odiar é o estado afetivo que nos impulsiona à aversão, à fuga do objeto hostil.

Quem muito odeia, no fundo é que ama demais.

A admiração é um sentimento muito próximo do amor, mas não é o amor em si. Na admiração, existe um forte componente racional e mental. Determinada pessoa é apreciada porque conta com uma certa virtude ou um certo talento que são muito reconfortantes para o outro.

O amor é pior do que o ódio, pois, o ódio pode destruir o outro, mas o amor destrói a si mesmo.

"Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio: O que acaba com o ódio é o amor" (Buda.

Por que sinto repulsa pelo meu marido? Rejeitar o marido é algo que pode ser considerado normal, já que é impossível que desejemos contato com ele todo o tempo. Todas as pessoas podem se encontrar estressadas, cansadas ou simplesmente sem vontade ter um encontro íntimo e/ou sexual em alguns momentos.

Designa-se por afectividade o total da vida emocional do indivíduo. Tratando o termo deste modo, a ambivalência afectiva significa a co-existência ou simultaneidade de afectos de sinal contrário em relação a um objecto, conteúdo vivencial ou representação mental.

A raiva enquanto amor mal amado é uma das mais comuns e fortes. É muito difícil de lidar com este tipo de dinâmica, pois a raiva tenta proteger a pessoa de sua “recusa” afetiva, mas ao mesmo tempo é esta raiva que a mantém na busca de ser amada. O amor, neste caso, fica sempre oculto, mas precisa vir a tona.

É completamente normal ficar com ódio da pessoa após o término, mas você tem que estar disposto para superar a experiência e viver sem ela. Seja honesto com cada emoção sentida, pois qualquer falsa esperança pode atrapalhar esse processo de recuperação.

O ódio de si mesmo pode estar relacionado a autocobrança, a depreciação de si. Este sentimento é nocivo, o que traz prejuízo para quem o sente. Para entendimento do porque se sente assim e ter o devido acompanhamento e ajuda, sugiro a psicoterapia.

Amor reprimido pode ser medo de rejeição
O amor reprimido pode ter como causa a insegurança, o medo da rejeição, não sentir-se merecedor desse sentimento, entre outros. Na maioria das vezes, segundo a especialista, essa repressão se dá devido ao medo de ser rejeitado.

O desejo egoísta de proteger a paz causa guerras e o ódio nasce para proteger o amor." “O conceito de esperança não é mais do que desistir. Uma palavra que não contem qualquer significado.”

Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Mesmo que ler mentes não seja possível, existem sinais que indicam que a pessoa te odeia.
...
Conheça os sinais que indicam que a pessoa te odeia

  1. Direção do olhar. Uma boa forma de descobrir se alguém gosta de você ou não é observando os olhos. ...
  2. Diferença de tratamento. ...
  3. Ser evitado. ...
  4. Emoções exageradas. ...
  5. Falta de abertura.