É possível amar alguém em tão pouco tempo?

Perguntado por: daguiar8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

De acordo com a psicóloga, amar alguém nunca será instantâneo, o amor nasce com o tempo. “Mas acredito que uma parceria amorosa possa nascer de várias formas, não somente através do processo fisiológico da paixão.

Uma pessoa dificilmente começa a amar alguém sem antes ter se apaixonado por ele, e uma relação não prospera se não existir amor. Todas as nossas (vidas) absorvemos mensagens sobre relacionamentos românticos, como eles devem parecer e como devemos se sentir.

Estudo atesta que é possível se apaixonar rapidamente
De acordo com um estudo feito em uma universidade dos Estados Unidos, se apaixonar pode levar um quinto de segundo.

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

Ou seja, quem se pergunta “por que me apaixono tão facilmente?” deve considerar que, talvez, seja viciado em dopamina, aquele neurotransmissor que surge fortemente na primeira fase da atração. É esse amor que engana e surge com a atração, com a mente iludida, que fantasia e vagueia com o puro desejo.

Essas dessemelhanças de forma bem simples e resumida são essas: gostar é querer ficar junto, mesmo sem vontade e amar é estar junto não importa o contexto; gostar é egocêntrico e amar é respeitar o outro.

Um estudo de 2010 publicado na revista Evolutionary Psychology descobriu que, embora os homens não possam verbalizá-lo, eles se apaixonam mais rápido que as mulheres.

É só atração sexual? Para saber se você está apenas com segundas intenções com alguém, é preciso se autoanalisar e, quem sabe, chegar a um diagnóstico. “A paixão é mais profunda, exige mais de você. Ela te faz pensar mais, desejar mais e querer mais do outro”, explica a psicóloga.

Uma paixão pode virar amor, assim como pode virar obsessão, ou virar... nada! Continuar paixão, assim mesmo, sem razão de ser, porém não menos importante. O amor também pode começar de uma hora para outra e continuar evoluindo e se firmando a cada gesto, a cada palavra do outro.

Toques sutis e delicados, aparentemente inocentes, podem aguçar a curiosidade e aumentar o interesse do pretendente em você. Durante as conversas mais simples, um passeio no parque ou ida ao cinema, pouse a mão sobre a perna dele, acaricie seus braços, enfim, faça com que o homem sinta confortável e conectado em você.

O amor à distancia não é impossível. Nem é necessariamente mais difícil ou mais fácil do que o amor vivido face-a-face. É, fundamentalmente, diferente daquele em que a presença física do outro é regular. Isto porque, de alguma forma, no amor à distancia simultaneamente temos e não temos o outro na nossa vida.

Quando um homem se apaixona, é fácil perceber. Ele fica ansioso e nervoso em sua presença, tenta impressioná-la o tempo todo e sempre está disponível para conversar ou sair. No entanto, às vezes pode ser difícil saber se um homem está apaixonado por você ou simplesmente gosta de passar tempo com você.

Levando-se em conta essas definições a resposta à sua pergunta será: "Não, não é possivel amar uma pessoa em pouquíssimo tempo, isso é apenas paixão".

A verdadeira origem do amor é o coração, não esse órgão físico, pulsante, mas o centro dos sentimentos humanos. E esse sentimento precisa ser cultivado dia a dia, cuidado, alimentado e praticado. Muitos esperam que ele venha de fora, mas esquecem de, antes, produzi-lo internamente.