É possível alfabetizar é letrar ao mesmo tempo?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.

Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social.

Desse modo, uma pessoa alfabetizada pode não ser letrada, pois não possui o hábito da leitura e, com isso, não consegue responder apropriadamente às necessidades sociais da escrita e da leitura.

Desta forma, a relação entre alfabetização e letramento acontece quando entendemos que alfabetizada é a pessoa que aprende a escrita alfabética com habilidades para ler e escrever, sequencialmente, letramento é a continuação do saber ler e escrever, associado e vivenciado nas práticas sociais.

A alfabetização na perspectiva do letramento consiste em ensinar a ler e escrever no contexto de práticas sociais de leitura e escrita. Em tal contexto “é falso o pressuposto de que a criança vai aprender a ler e escrever só pelo convívio com textos” (SOARES, 2003, p. 18).

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

Principais desafios da alfabetização e letramento

  • Dificuldade no acompanhamento das aulas.
  • Frustração diante das dificuldades.
  • Falta de aproximação entre a escola e família.
  • Falta de conhecimento dos professores.

Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles.

Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e ...

é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita, em um contexto específico, e como estas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais.

Enquanto a alfabetização desenvolve a aprendizagem das letras e símbolos escritos, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever. Ela refere-se a compreensão, interpretação e uso da língua nas práticas sociais.

Enquanto a alfabetização leva em conta a capacidade de juntar letras e formar palavras, o letramento leva a conta a interpretação de textos e de contextos. Ele se refere a como a pessoa consegue interagir na sociedade. Uma pessoa alfabetizada, portanto, nem sempre é letrada.

Os processos de alfabetização e letramento iniciam-se no primeiro contato da criança com a sociedade e o ensino desses processos sistematiza-se no início da Educação Infantil. Mas pode-se afirmar que a leitura e a escrita aparecem como objetivos principais do Ensino Fundamental.

Segundo Magda Soares (2003),“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Para tanto, cuidados serão necessários ao conduzir a alfabetização.

Qual a maneira mais fácil e rápida para promover a alfabetização e o letramento?

  • Interação verbal.
  • Leitura dialogada.
  • Narração de histórias.
  • Contatos com a escrita.
  • Atividades diversas.
  • Motivação.

O pedagogo deve procurar métodos de alfabetização e letramento que sejam adequados ao ensino de seus alunos, analisar a melhor forma de estar conduzindo as crianças para uma aprendizagem que os leve a um nível de entendimento satisfatório, que os alunos possam além de saber ler e escrever, saber por em prática essa ...

Como alfabetizar considerando o letramento? Assinale a alternativa correta. o aprendiz tem a oportunidade de atribuir significados e ressignificar os conhecimentos. alfabetização que o aprendiz tem condições de atribuir significados e ressignificar os conhecimentos.

d ) A alfabetização é um processo finito porque, em determinado momento, é possível afirmar que o indivíduo está alfabetizado e, portanto, o processo de alfabetização terminou. Por outro lado, o letramento continua ocorrendo e só termina quando o indivíduo conclui todas as fases de sua escolaridade.

Seguindo essas ideias, Emilia Ferreiro afirmou que a escrita não resulta da simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal. Emília defende que a alfabetização é um caminho para se apropriar da escrita e de todos os benefícios que ela pode proporcionar.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Quais são os principais métodos de alfabetização?

  • Método alfabético.
  • Método fônico.
  • Método silábico.
  • Palavração.
  • Sentenciação.
  • Método global.