É possível alcançar a imortalidade?

Perguntado por: ibelchior2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Não há provas de que a imortalidade humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas. Em 2009, descobriu-se a imortalidade biológica em pelo menos uma espécie, o Turritopsis dohrnii, uma água-viva.

Os humanos provavelmente podem viver pelo menos 130 anos, ou até muito mais em teoria, embora as chances de chegar a essa idade sejam mínimas, de acordo com um novo estudo.

Diferentes iniciativas Transhumanistas apontam para o ano de 2045 o ápice de uma escalada robótica e algoritimica dos padrões biológicos e mentais da espécie humana! Curiosamente mutações no corpo humano tem sido observadas, que levam a a creditar que estamos diante de um risco existencial efetivo.

A matéria escura
Os cientistas sabem que ela existe pelo efeito gravitacional que exerce sobre outros elementos com matéria e sobre a estrutura do Universo. Muitos especialistas acreditam que é composta por partículas massivas que interagem sem força entre elas e, por essa razão, nunca puderam ser detectadas.

A Turritopsis nutrícula é uma espécie de água-viva que não morre de causas naturais, somente se for gravemente ferida, ou seja, se ninguém matá-la ela viverá para sempre.

3 animais 'imortais' que fascinam cientistas há décadas

  • As planárias.
  • A hidra.
  • Turritopsis dohrnii: a água-viva imortal.

Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.

6 conselhos para chegar aos 100 anos com saúde e disposição

  1. 1 – Não se aposente tão cedo. ...
  2. 2 – Preocupe-se menos em comer e dormir bem, divirta-se. ...
  3. 3 – Livre-se do excesso de peso. ...
  4. 4 – Não siga tudo o que seu médico diz. ...
  5. 5 – Movimente-se. ...
  6. 6 – Planeje-se.

Água-viva descoberta possui fórmula para a vida eterna.
E além de bem estranha, ela pode ser o único animal na Terra a ser imortal. A espécie turritopsis nutricula pode ser a verdadeira fonte da vida eterna. Ela ficou famosa ultimamente, por apresentar um ciclo de vida bastante interessante.

Pesquisa com mais de 159 mil participantes sugere que ter perspectivas positivas aumenta em 10% as chances de viver acima dos 90 anos. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sugere que mulheres que dizem ser mais otimistas são mais propensas a viver mais.

Quatro são as provas da imortalidade da alma encontradas no Livro I. Delas constam os seguintes argumentos: consensus omnium gentium, a alma como ar aquecido, a alma como princípio de movimento e a alma como quinta natureza.

Imortal, eterno e infinito são conceitos distintos. Imortal é aquele que nasceu mas que não tem fim. Não morre jamais. Eterno é aquele que não tem começo e nem fim.

Energia de fusão e otimização quântica
Outra tecnologia que talvez seja utilizada em larga escala em um futuro distante é a energia de fusão nucelar. A partir dela, seria possível usar computadores quânticos para trazer soluções para todos os problemas da civilização.

O mundo será amplamente reflorestado, com cidades verdes, inteligentes e mais descentradas. Ecovilas autossustentáveis e integradas serão lar para mais de 50% da população mundial, com o restante das pessoas vivendo em smart & cibercities integradas e sustentáveis.

Grandes mudanças no corpo dos humanos no futuro
Dessa forma, as costas podem ficar extremamente curvadas. Problemas nos quadris também podem aparecer tendo em vista o excesso de tempo em que as pessoas costumam ficar sentadas em frente ao computador. Os braços e mãos também podem passar por mudanças significativas.

A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a suposta tecnologia capaz de possibilitar (ou resistir) a viagem.

O espaço-tempo
Não se pode voltar a um passado para modificar um acontecimento e assim mudar o futuro dele. As linhas do tempo que conectam causas (no passado) e efeito (no futuro) não podem ser alteradas, do contrário o Universo seria inconsistente em sua evolução e aumento da entropia.

Em entrevista à CNN, Mallett diz que após quase 60 anos de pesquisa, encontrou a equação científica que pode ser usada na construção de uma máquina do tempo. Com base na teoria da relatividade de Albert Einstein, o astrofísico acredita que é possível voltar ao passado ou viajar para o futuro.